Atividade de fixação: Parágrafo!
Objetivo: Reforçar a compreensão da criança quanto ao uso do
parágrafo.
Na escola,
faço para criação de texto usando a interdisciplinaridade (Português/ Artes),
por isso geralmente utilizo 2 folhas A4, levo para casa para ver a dificuldade
com o uso do parágrafo e ver também os erros ortográficos.
Início da atividade: parte teórica
1ª parte: Explicação da atividade.
Hoje, vamos fazer uma atividade para fixar e para ver quem
entendeu o uso do parágrafo.
2ª parte: Lúdica
Digo que vou entregar um pedaço de barbante para cada um (30
ou 35 centímetros)
Depois digo que deixem livre o espaço da carteira para
começar o seu trabalho.
Vou explicar o que irão fazer: vocês receberão um pedaço de
barbante e irão brincar com ele criando sobre a mesa o que quiserem, só não
podem usar tesoura porque não pode cortar.
Geralmente na sala, marco 20 a 25 minutos, para que pensem o
que fazer, enfim, o tempo permite que eles façam e refaçam o que quiserem.
Acabado o tempo, não podem mudar o que criaram, dou mais 5
minutos para visualizarem a sua criação porque irão desfazer ou poderão
transportar essa sua criação para uma folha A4 onde daremos continuidade a
atividade.
3ª parte: parte prática:
Em seguida, entrego uma folha A4 e digo que passem para a
folha o seu trabalho e utilizem a cola para fixar o trabalho deles. Dê uns 10 a
15 minutos para colarem a atividade, pergunto se conseguiram e passo nas
carteiras vendo o que foi feito.
Alguns fazem cobras, caracol, coração, nuvens, flor, pipa,
sombrinha, casinha, bonequinha, etc.
Aí, digo a eles que reparem se nos desenhos estão faltando
algo e eles ficam curiosos e perguntam : O quê?
Eu, então uso um dos desenhos como exemplo e pergunto: esse animalzinho
está na terra, na água, no ar? Criem um
ambiente de acordo com seu desenho.
Após essa alerta para completarem sua arte, ela é posta na
parte debaixo da carteira e entrego a 2ª folha para que criem um texto e não se
esqueçam do uso do parágrafo para cada etapa desse trabalhinho.
Peço que façam margem na folha, utilizem a régua para medir
o espaço que darão para a margem e que tracem uma linha para colocarem o título
(sempre é bom deixar o título como a
última coisa a se fazer).
No final da atividade eles grampeiam a folha onde colaram
seu desenho com a folha aonde criaram o texto. São criativos e fazem com prazer
a história.
Essa atividade faz com que o aluno escreva e esse é um dos
objetivos: desenvolver a escrita.
** Como estão em casa, podem fazer no caderno,folha. Essa atividade
pode ser feita com crianças da educação básica: desde o 2º período da educação infantil até os do 5º ano do ensino fundamental - séries iniciais.
No caso das crianças menores, eles fazem essa atividade usando
o barbante, conseguem colar, conseguem criar com giz de cera ou lápis de cor o
ambiente, mas não sabem escrever, a criança fala oralmente e completa a
atividade. E vai falando com ela o que você fez primeiro? E depois? Como se numerasse as perguntas e incentivando para ela desenvolver a linguagem oral nessa fase de aprendizado.
Darei mais uma atividade daqui a alguns dias em continuação
a fixação do PARÁGRAFO.
Até mais!
Brincando e aprendendo! Espero que gostem!
Ass.: Dona Rita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário