sexta-feira, 24 de julho de 2020

Barbante, sim!

Boa tarde, amigos! Vamos lá!


                                    Atividade de fixação: Parágrafo!

Objetivo: Reforçar a compreensão da criança quanto ao uso do parágrafo.

        Na escola, faço para criação de texto usando a interdisciplinaridade (Português/ Artes), por isso geralmente utilizo 2 folhas A4, levo para casa para ver a dificuldade com o uso do parágrafo e ver também os erros ortográficos.

        Início da atividade: parte teórica

     1ª parte: Explicação da atividade.

        Hoje, vamos fazer uma atividade para fixar e para ver quem entendeu o uso do parágrafo.

     2ª parte: Lúdica

        Digo que vou entregar um pedaço de barbante para cada um (30 ou 35 centímetros)



Depois digo que deixem livre o espaço da carteira para começar o seu trabalho.

      Vou explicar o que irão fazer: vocês receberão um pedaço de barbante e irão brincar com ele criando sobre a mesa o que quiserem, só não podem usar tesoura porque não pode cortar.

      Geralmente na sala, marco 20 a 25 minutos, para que pensem o que fazer, enfim, o tempo permite que eles façam e refaçam o que quiserem.

      Acabado o tempo, não podem mudar o que criaram, dou mais 5 minutos para visualizarem a sua criação porque irão desfazer ou poderão transportar essa sua criação para uma folha A4 onde daremos continuidade a atividade.

3ª parte: parte prática:

      Em seguida, entrego uma folha A4 e digo que passem para a folha o seu trabalho e utilizem a cola para fixar o trabalho deles. Dê uns 10 a 15 minutos para colarem a atividade, pergunto se conseguiram e passo nas carteiras vendo o que foi feito.

     Alguns fazem cobras, caracol, coração, nuvens, flor, pipa, sombrinha, casinha, bonequinha, etc.

    Aí, digo a eles que reparem se nos desenhos estão faltando algo e eles ficam curiosos e perguntam : O quê?

    Eu, então uso um dos desenhos como exemplo e pergunto: esse animalzinho está na terra, na água, no ar?  Criem um ambiente de acordo com seu desenho.

   Após essa alerta para completarem sua arte, ela é posta na parte debaixo da carteira e entrego a 2ª folha para que criem um texto e não se esqueçam do uso do parágrafo para cada etapa desse trabalhinho.

    Peço que façam margem na folha, utilizem a régua para medir o espaço que darão para a margem e que tracem uma linha para colocarem o título (sempre é bom deixar o título como  a última coisa a se fazer).

   No final da atividade eles grampeiam a folha onde colaram seu desenho com a folha aonde criaram o texto. São criativos e fazem com prazer a história.

Essa atividade faz com que o aluno escreva e esse é um dos objetivos: desenvolver a escrita.

** Como estão em casa, podem fazer no caderno,folha. Essa atividade pode ser feita com crianças da educação básica: desde o 2º período da educação infantil até os do 5º ano do ensino fundamental - séries iniciais.

   No caso das crianças menores, eles fazem essa atividade usando o barbante, conseguem colar, conseguem criar com giz de cera ou lápis de cor o ambiente, mas não sabem escrever, a criança fala oralmente e completa a atividade. E vai falando com ela o que você fez primeiro? E depois? Como se numerasse as perguntas e incentivando para ela desenvolver a linguagem oral nessa fase de aprendizado.

Darei mais uma atividade daqui a alguns dias em continuação a fixação do PARÁGRAFO.


Até mais! 

Brincando e aprendendo! Espero que gostem!

Ass.: Dona Rita.

Obs.: Existem várias atividades com barbantes, eu criei essa para parágrafo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário