sexta-feira, 24 de julho de 2020

Barbante, sim!

Boa tarde, amigos! Vamos lá!


                                    Atividade de fixação: Parágrafo!

Objetivo: Reforçar a compreensão da criança quanto ao uso do parágrafo.

        Na escola, faço para criação de texto usando a interdisciplinaridade (Português/ Artes), por isso geralmente utilizo 2 folhas A4, levo para casa para ver a dificuldade com o uso do parágrafo e ver também os erros ortográficos.

        Início da atividade: parte teórica

     1ª parte: Explicação da atividade.

        Hoje, vamos fazer uma atividade para fixar e para ver quem entendeu o uso do parágrafo.

     2ª parte: Lúdica

        Digo que vou entregar um pedaço de barbante para cada um (30 ou 35 centímetros)



Depois digo que deixem livre o espaço da carteira para começar o seu trabalho.

      Vou explicar o que irão fazer: vocês receberão um pedaço de barbante e irão brincar com ele criando sobre a mesa o que quiserem, só não podem usar tesoura porque não pode cortar.

      Geralmente na sala, marco 20 a 25 minutos, para que pensem o que fazer, enfim, o tempo permite que eles façam e refaçam o que quiserem.

      Acabado o tempo, não podem mudar o que criaram, dou mais 5 minutos para visualizarem a sua criação porque irão desfazer ou poderão transportar essa sua criação para uma folha A4 onde daremos continuidade a atividade.

3ª parte: parte prática:

      Em seguida, entrego uma folha A4 e digo que passem para a folha o seu trabalho e utilizem a cola para fixar o trabalho deles. Dê uns 10 a 15 minutos para colarem a atividade, pergunto se conseguiram e passo nas carteiras vendo o que foi feito.

     Alguns fazem cobras, caracol, coração, nuvens, flor, pipa, sombrinha, casinha, bonequinha, etc.

    Aí, digo a eles que reparem se nos desenhos estão faltando algo e eles ficam curiosos e perguntam : O quê?

    Eu, então uso um dos desenhos como exemplo e pergunto: esse animalzinho está na terra, na água, no ar?  Criem um ambiente de acordo com seu desenho.

   Após essa alerta para completarem sua arte, ela é posta na parte debaixo da carteira e entrego a 2ª folha para que criem um texto e não se esqueçam do uso do parágrafo para cada etapa desse trabalhinho.

    Peço que façam margem na folha, utilizem a régua para medir o espaço que darão para a margem e que tracem uma linha para colocarem o título (sempre é bom deixar o título como  a última coisa a se fazer).

   No final da atividade eles grampeiam a folha onde colaram seu desenho com a folha aonde criaram o texto. São criativos e fazem com prazer a história.

Essa atividade faz com que o aluno escreva e esse é um dos objetivos: desenvolver a escrita.

** Como estão em casa, podem fazer no caderno,folha. Essa atividade pode ser feita com crianças da educação básica: desde o 2º período da educação infantil até os do 5º ano do ensino fundamental - séries iniciais.

   No caso das crianças menores, eles fazem essa atividade usando o barbante, conseguem colar, conseguem criar com giz de cera ou lápis de cor o ambiente, mas não sabem escrever, a criança fala oralmente e completa a atividade. E vai falando com ela o que você fez primeiro? E depois? Como se numerasse as perguntas e incentivando para ela desenvolver a linguagem oral nessa fase de aprendizado.

Darei mais uma atividade daqui a alguns dias em continuação a fixação do PARÁGRAFO.


Até mais! 

Brincando e aprendendo! Espero que gostem!

Ass.: Dona Rita.

Obs.: Existem várias atividades com barbantes, eu criei essa para parágrafo.

sábado, 18 de julho de 2020

Ação de construir parágrafos!

     Bom  dia, gente!
     Voltando às raízes profissionais por um dia, rs.
Parágrafos!
   

    Hoje, descrevo para os colegas docentes uma forma didática que elaborei para trabalhar “paragrafação” (ação de construir parágrafos) com alunos do 4º e 5º ano.
    Até os doze anos o aluno é considerado criança e consequentemente vejo que ele ainda transita entre o concreto e o abstrato de acordo com a faixa etária.
   Por isso, sempre trabalhei o lúdico através de histórias, com visualização de objetos, etc,  inserindo-os nas minhas aulas.
    Percebi a grande dificuldade dos alunos na aprendizagem e uso do parágrafo num texto. Diante disso passei a usar esta estratégia:
Atividade registrada no caderno.

1ª parte: teórica
     Vamos aprender sobre parágrafos, que é um pequeno espaço na linha em que iniciamos um texto. Este espaço fica em branco, vazio. E o mais importante é saber que este espaço chamado parágrafo é usado sempre que as ideias (os nossos pensamentos) são desenvolvidos. E vamos ligando estas ideias umas nas outras usando o parágrafo e no final teremos criado um texto.

2ª parte: prática -  oficina 
    Eu ditava para os alunos:
    Deixem uma linha para a colocação do título e ressaltava que ao final da atividade os títulos seriam diferentes. 

                                                     Espaço para a colocação do título
1º parágrafo:
       Vocês vão pedir para a mamãe um objeto que poderá ser: relógio, uma bijuteria, um aparelho eletrônico ou um brinquedo que possa ser desmontado em nossa aula de português.
    
 O 2º parágrafo era criado pelo aluno que relatava a permissão da mãe e o nome do objeto.
Exemplo de um aluno:  
      
   A minha mãe disse professora que esta pulseira era velha, eu podia desmontar porque ela não estava mais na moda.
   O  2º parágrafo de cada aluno era diferente porque os objetos eram diferentes.
   Então eu pedia para que eles fechassem novamente os cadernos, para tentarem desmontar o objeto que trouxeram.
   Após desmontarem o objeto era o momento de abrir o caderno para escreverem o 3º parágrafo.
Exemplo do aluno acima: 
     Eu demorei pra desmontar a pulseira da minha mãe porque os pedaços são muito pequenas e não quero perder nenhum.
     Novamente os alunos fechavam os cadernos para escutarem a minha recomendação que era a seguinte:
     "Vocês agora vão tentar levar para casa o objeto montado. E permitia que ficassem tranquilos e calmos para lembrarem como o objeto era."
    Lembro que esta atividade é muito melhor aproveitada quando o professor tiver duas aulas seguidas para não interromper o interesse neste trabalho. É uma atividade que demanda tempo, mas vale à pena. Brincando e aprendendo!
     E vou continuar com o exemplo do mesmo aluno que escreveu o 4º parágrafo assim:
    Na hora de juntar as peças da pulseira eu fiquei com medo de sumir e consegui montar porque tinha colocado tudo no estojo. 

      E o 5º parágrafo era escreverem um final para esta atividade;

      E o aluno acima deu seguimento ao texto da seguinte forma: 


     Eu trouxe a pulseira da minha mãe e aprendi a mudar de linha e deixar espaço para contar as coisas diferentes que fiz e criei uma história.
    O aluno finalizou o texto com o 6º parágrafo dizendo:
    Foi muito legal aprender a usar o parágrafo para escrever cada coisa que eu fazia com a pulseira.
   
   No dia seguinte damos seguimento ao trabalho fazendo a correção ortográfica e também  verificando o uso correto dos sinais de pontuação nos textos.
    Fica também essa minha técnica sobre paragrafação para os meus amigos docentes e para os pais que querem ajudar seus filhos a aprender como se usam os parágrafos.
 
     Essa semana então vou me despedindo de vocês aqui!! Um ótimo sábado para todos! Vou ficar com saudades pessoal!
     **  Repetindo essa forma de ensinar parágrafo! Acrescentei a ressalva para os pais terem tranquilidade para ensinar seu filho(a). Para o docente não era necessário.
     
    
     Até segunda! 
  
     Ass.: Dona Rita!

 Ressalva: Nesse aprendizado, o aluno deu esse título: A pulseira. E os demais alunos fizeram o mesmo, ou seja, dando o título daquilo que ele trouxe para a atividade.

                  Importante dizer ao aluno que esse espaço que usamos no início da frase chama-se parágrafo e é usado quando falamos sobre um tema, um assunto, algo e cada coisa diferente que a gente fala desse tema, desse assunto ou desse algo, muda de linha e dá-se o espaço.

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Convidados Especiais!

    Boa noite, amigos!

    Todos se pudessem falariam ou demonstrariam algo de bom para nosso planeta não é verdade?

    Então...

   O blog hoje recebe três diferentes convidados para passarem uma mensagem.

   São diferentes em suas raças e por isso acho que vai encantar desde as criancinhas até os mais velhos.

   Não  tem como identifica-los a  não  ser como: muito fofos!

   Sem mais delongas, apresento a vocês os mais encantadores convidados.






                                          

                                              Esses convidados muito fofos são: meus!

                                                     two dogs  -   duas cadelas
                                                     dos perras    -   duas cadelas

 
 O blog amou fazer esse trabalhinho com meus amores!

 Gostaram? Eles conseguiram passar a mensagem?


Até  mais!

Ass.:Dona Rita!

domingo, 14 de junho de 2020

Diversão para a criançada!

Olá, amigos! 

Bom dia, boa tarde ou quem sabe boa noite!

Intervalo gigantesco não é mesmo?

Sem querer ser muito pessimista nem tão pouco ser indiferente à vida, ela vai seguindo seu caminho, seu rumo, sua estrada mesmo diante das intempéries.

E uma dessas intempéries neste 1º semestre  nos pegou de surpresa, fazendo essa parada, esse stop totalmente inesperado por tão grande e nefasta situação.

E toda surpresa, seja ela boa, seja ela incomum, gera confusão, susto, medo e é o que está acontecendo conosco e no mundo todo.

De repente a sociedade começou a ficar doente e por termos pessoas transitando pelos quatro cantos do mundo, ela se espalhou e se tornou incontrolável tanto para nós os principais atingidos e também com a  comunidade médica e científica.

O blog solidariza com todos, faz suas orações e lança pensamentos positivos. Não podemos deixar de agradecer a troca de fraternidade, solidariedade entre nós, irmãos do mundo inteiro .

E buscando viver um dia de cada vez, hoje, sendo professora, mas aposentada, estou sugerindo essa atividade que sempre fiz com meus alunos na sala de aula de Artes e após, eles criavam textos relacionados com o trabalho. 

Resolvi colocar um trabalhinho que criei com sacolas plásticas, chamado "Aventalzinho Ecológico", que dá para as crianças maiores fazerem para si, para os irmãozinhos e para bonecas com a participação de um adulto.

















E mais essa que dá para as crianças de qualquer idade: Modelo retirado da internet em atividades para colorir e recortar em folha A4. Fica maior!







Desejo bom fim de semana a todos!

Espero que gostem! Divirtam! Eles conseguem fazer até melhor do que o meu!


Ass.: Dona Rita!

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Pensar positivo!


              Bom dia , amigos!

            Mais um dia em que como disse Raul Seixas: 

          O dia em que a Terra parou, devemos reanimá-la para nutrir esperanças e dar apoio a quem não pôde despedir de seus entes queridos. Força, fé e esperança para os que haverão de trazer enquanto  cientistas remédios  que possam aniquilar essa pandemia e aos da área da saúde, saúde por seus trabalhos ininterruptos .

            E sendo também sexagenária, dentro de casa desde que se foi pedido e considerado um recurso para nos manter sem contágio, rezo para todos nós do mundo inteiro e respeito todos com suas crenças voltadas para o bem de todos.

            Mas muito chocada com a Itália pelo inúmeros óbitos. Vendo caminhões com urnas fúnebres indo sem que algum parente possa dar aos seus um enterro digno. E de longe dirijo à todos um pensamento positivo de que haveremos de sair dessa situação.

             Vou lhes contar o que aconteceu comigo no dia 29 desse mês.

           Acordei, fiz minhas atividades e de repente, do nada,  me vi pensando em um santo, que o conhecemos mais é pela filosofia: São Tomás de Aquino. 

           Isso foi o dia todo! No dia seguinte a mesma coisa!

         Quando foi ontem, dia 31/03, resolvi depois do desjejum entrar na internet para saber mais desse santo, através de sua biografia e para eu descobrir e saber o motivo de estar pensando em especial nele.

                       Fiquei imensamente feliz por ver esses trechos abaixo:

"Tommaso Aquinate (em latim), ou simplesmente Tomás de Aquino, nasceu no feudo de Roccasecca, na Sicília, em 1225.
 São Tomás faleceu na cidade de Fossanova, Itália, no dia 7 de março de 1274, com apenas 49 anos de idade.
 Tomás de Aquino foi grande estudioso e ávido escritor nas áreas da filosofia, metafísica, física, teologia, ética e política.
 Ficou conhecido como Doutor Angélico, cujo trabalho de vida esteve dedicado a fé, a esperança e a caridade constituindo assim, um pregador cristão da razão e da prudência".



         Pensar em um santo e ao ler a biografia do mesmo, saber que ele nasceu e morreu na Itália,  me deu uma esperança de que ao lerem essa postagem alguém diga para algum conhecido desse país que invoque esse santo para ajudar a libertar a Itália. Serei imensamente grata.




        Desejo aos italianos que vosso conterrâneo São Tomás de Aquino os proteja. 



Até mais!

Ass.: Dona Rita!