Boa tarde, amigos!
Um feriado que esticou o fim de semana! Foi bom, não é?
Então agora vamos nessa! Hora de brincar e melhor ainda, aprender!
Pode ser dos 3 anos até a educação infantil ( 4 e 5 anos).
Aprendendo a amarrar o tênis e também um colete:
Inicio com dois modelos: um colete e um tênis para os pequenos aprenderem a amarrar.
Desenhei em folha branca, colori e depois colei em um papelão, pode ser naquelas bandejinhas de isopor também. Furei depois de colar o papel no papelão com um prego mais grosso e pode ser chave de fenda também.
Agora com cadarço, barbante, fita.
Para as outras crianças:
Agora vou enviar atividade feita com uso do balão (4º e 5º ano), mas também pode alterar as perguntas para os de 2º e 3º ano com o que já aprenderam ano passado.
Atividade com os 5 conteúdos ( interdisciplinaridade).
Desenvolver o raciocínio lógico, saber interpretar, agilidade, uso da linguagem oral associado com bater balão.
Obs.: Pode-se usar na 6ª série até com o Inglês: meses do ano, dias da semana, verbo To be, numerais até 100, completar frases, traduzir ou falar em inglês pequenas frases ou palavras, cumprimentar: manhã, tarde, noite, etc
Matemática raiz quadrada, fórmula, etc
Português: sujeito, predicado, orações simples, coordenadas, etc
Exemplo de perguntas que podem variar: Recorte.
Meios de transporte
rodoviário:
trem, ônibus, metrô, carro, moto, caminhão,
bicicleta, etc
|
As regiões do Brasil:
São 5:
Região
Norte
Região Nordeste.
Região
Centro-Oeste
Região
Sudeste
Região
Sul.
|
Tabelinha de 6
|
Órgãos do sentido:
olfato, paladar, visão, audição e tato.
|
Tipos de substantivos:
comum, próprio, coletivo, abstrato, concreto,
composto, simples, derivados e primitivo.
|
Qual foi a primeira capital do Brasil?
Cidade de Salvador
Qual o verdadeiro nome de Tiradentes?
Joaquim José da Silva Xavier
A abolição da escravatura foi assinada em qual data e por quem?
Em 13 de maio de 1888, por meio da Lei Áurea, pela
Princesa Isabel.
|
Nomes que recebe a divisão:
|
Como representamos em algarismo romano?
1000 – 50 - 16
157 - 300
|
A semana tem quantos dias? E um mês? E 1 ano?
Quantas horas tem um dia? Um minuto tem quantos segundos?
Uma centena e meia?
|
Repito: O objetivo desenvolver o raciocínio lógico através da
interpretação, memória e absorção do
conteúdo, quando a criança fixa a atenção em algo.
Usamos a:
Interdisciplinaridade: Português, matemática, geografia,
história e ciências.
Atividades com uso do balão:
Jogo de memorização, agilidade e conhecimento geral.
Desenvolvimento:
Fiz uma tabela como exemplo para se usar o balão (recorta
cada quadrinho).
E usa conforme um dos três jogos. Quando se vai jogar, no papel somente está
escrito a pergunta.
Aqui estou mostrando
com resposta para que vejam como se faz. Deixei um modelo sem resposta para
verem apenas a pergunta.
Qualquer assunto que esteja trabalhando nas disciplinas pode
ser usado nessa brincadeira.
São três maneiras de trabalhar a oralidade e versatilidade
batendo ou estourando balão:
1º jogo:
Pode colocar um dos
papéis do exemplo acima ( apenas a pergunta dentro do balão)..A criança enche o balão, estoura e tem 1 minuto
para ler e responder . Jogo individual.
Sempre é bom colocar 2 a 3 perguntas num mesmo quadrado e errou passa a vez
para outro que vai encher outro balão que já tem a pergunta dentro.
2º jogo:
Pode a criança encher
o balão e tira dentro de uma caixinha o papel contendo as perguntas.
Entrega
para a professora e ele (a) deverá responder batendo o balão que não pode cair.
Se cair passa a vez e o resto das perguntas para outra criança. Jogo Individual.
1 até 2 minutos dependendo do tamanho da pergunta que tem uma resposta maior.
3º jogo:
Pode jogar em dupla e
recomendo que use os números do diário, assim todos podem participar com
colegas diferentes, pois sempre gostam de escolherem seus pares.
Antes porém tiram no par ou ímpar quem vai tirar na
caixa o papel que contém as perguntas e
entregam para a professora.
Iniciam batendo o balão que não pode cair até o fim das perguntas e se um
deles deixar cair o balão sai da brincadeira, fica para terminar sozinho o
outro sem deixar o balão cair.
Ela faz as
perguntas e quem souber primeiro responde. Só responde se souber e tiver
certeza. Vence quem acertar mais
perguntas. Respondendo e batendo o balão
o tempo todo sem cair.
OBS.: Quando em dupla ou quando se divide a sala em dois grupos para fazerem as atividades, usa-se apenas um balão, ou seja, o aluno bate o mesmo balão um para o outro. Se um deles deixar cair ele saí e permanece o outro.
Nesse terceiro tipo de bater balão em dupla, pode também dividir
a sala em dois grupos.
Sempre nesse jogo os alunos vão participar pela ordem
que sentam nas carteiras.
O ponto vai para o grupo do aluno que respondeu mais
perguntas ou pode haver empate ,
tipo 4 perguntas e cada um respondeu 2 .
Participa outra dupla da segunda carteira de cada grupo e assim
sucessivamente até o fim do jogo.
Vence o grupo que acertar mais respostas.
Gosto de fazer essas atividades na véspera das avaliações
pois tranquiliza o aluno que quer brincar quer vencer e também tranquiliza a
professora ao perceber se os conteúdos das disciplinas foram realmente
aplicados significando que houve aprendizado.
E atividade para desenhar, colorir e enfeitar o quarto com personagens das histórias infantis, usando embalagens plásticas transparentes como esse modelo:
Bom amigos! Até mais!
Espero que sejam legais as atividades! Brincando sim, mas aprendendo também ou recordando.
Que os papais estejam vendo, incentivando e distraindo as crianças e pedindo que elas façam esses trabalhinhos com os irmãos mais velhos, se tiverem claro.
Ass.: Dona Rita
Nenhum comentário:
Postar um comentário