quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Tudo no diminutivo!



Bom dia, amigos!

     Relembrar nos faz aprender! Vamos nessa que é bom à beça!

   Sempre utilizando a interdisciplinaridade, pois fica fácil da professora reconhecer se houve aprendizado dos conteúdos das disciplinas.

   Artes, português e geografia, ciências.

   Artes: dobradura;

   Usando o português em grau do substantivo Grau normal e no diminutivo das dobraduras.
Aqui a criança trabalha o grau do substantivo normal e diminutivo de forma lúdica. Aprender brincando nunca esquecerá. 

  A importância do concreto (confecção dos meios de transporte ou qualquer outra atividade que possam visualizar), antes que entremos no abstrato até a idade de 12 anos, pois ele com o passar da faixa etária vai evoluindo cognitivamente sem atropelos com um rendimento quantitativo e qualitativo nos conteúdos  das disciplinas do ano que ele está. 

Português:

Parágrafos revisão (ativar a memória) reconhecendo a necessidade do parágrafo sempre que iniciamos um texto; 

Grau do substantivo (diminutivo, aumentativo e grau normal);

Geografia: Meios de transportes: aéreo (avião) e marítimo (barco);

Ciências: o mundo aquático (fundo do mar, plantas aquáticas, animais, tipo de água salgada,etc);

As galáxias e os planetas;

Objetivo : Desenvolver a escrita, a interpretação, a coesão e coerência e interligar conteúdos pragmáticos (analisa o uso concreto da linguagem pelos falantes da língua em seus variados contextos). Numa só atividade com uso das artes, possibilitando ao aluno  criar um texto com começo, meio e fim tendo o lúdico como suporte.

Desenvolvimento:

   Como estão em casa pode-se fazer e criar uma história oralmente, mas recomendo que seja escrita pelo tempo que estão fora da escola por causa do isolamento social.

   Também os pequenos de 4 e 5 anos vocês podem copiarem da internet o avião e o barco para eles colorirem e participar da atividade. Eles falam muitas palavras no diminutivo (oralmente) faça perguntas: Nossa! você e nós ficamos pequenos, encolhemos dentro do barco ou do avião e agora?  3º,  4º e 5ºano podem fazer essa atividade, oralmente ou escrita, treinando a escrita.






 1ª parte

      Entregar a criança 2 folhas A4 ou outro papel que tiver e explicar que nessa atividade vamos usar dois meios de transportes: avião e barco.

      Podem sentar em dupla pois alguns têm dificuldades de fazer dobraduras e o colega o ajuda.

    A primeira dobradura será no tamanho (grau normal) que a folha permitir e será o tipo de transporte que ele (a) escolher.

     Se escolheu avião tamanho normal e se escolheu barco também normal.


      Damos um tempo para essa arte e pedimos a criança que faça a mesma dobradura que escolheu, só que agora no menor tamanho (diminutivo) que ele (a) conseguir.




    Mais um tempinho e vamos começar.

    Deixe as dobraduras no cantinho, pois vamos colar ao final da atividade. Entrego outra folha e 
explico:

   Título sempre ao final da criação do texto, portanto deixe um espaço.

    Depois pode escrever no quadro ou ditar o 1º parágrafo. Esse primeiro parágrafo é o início do texto e começa, assim:

    Eu fui viajar com minha família de (aqui a criança escreve o meio de transporte que escolheu) e em pleno ar o (avião) ou em pleno mar o (barco), começou a encolher, encolher.

   Do segundo parágrafo em diante, ele (a) vão escrever sua história com palavras no diminutivo.É necessário observar as palavras que irão escrever pois é muito comum ver que alguns diminutivos não existem e é por assim dizer fala simples de cada região, cidade, no dia a dia tipo negocim, eles acham que está no diminutivo, não é.

   Terminam a atividade colando os aviões na capa, seus nomes, o título e eu grampeio o texto junto a capa. 
 
  Observação: Eles empolgam e garanto que criam textos enormes. Nos dias das aulas de artes ou literatura deixo que leiam suas histórias.

  Esses trabalhos eu os levo para casa. Então, no final do ano, mando encadernar (transforma em um livro com ilustração e texto) e entrego para que eles percebam a evolução que tiveram desde o primeiro texto que criaram.

  É gratificante, pois eles sem perceberem relembraram conteúdos das disciplinas de forma a atingir o objetivo que a aprendizagem oferece através da escrita, da leitura, da interpretação, da coesão e coerência, utilizando as ferramentas de cada conteúdo.
 

Até mais!
Ass.: Dona Rita.                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário