Ainda é a
hora e a vez dos pequenos! Mas os maiores também podem usufruir!
Minha
esperança é que os pequenos tenham gostado!
Por isso
segue mais duas atividades lúdicas, mas também desenvolvendo oralidade, a
compreensão e o desenvolvimento motor, motricidade fina e ampla.
Bater figurinha ou virar figurinha:
OBS.: SE FOR COPIAR ESSES JOGUINHOS ELES DEVERÃO SER COLADOS EM UM PAPEL ESCURO (cartolina preta, papelão médio na espessura) PARA A CRIANÇA NÃO VER O DESENHO.
Nessa
atividade, o bater figurinha terá uma diferença da tradicional brincadeira.
Na
tradicional, a criança tira par ou ímpar para iniciar, bate/vira uma figurinha
e uma segunda vez para encontrar uma igual, se acertar continua batendo/virando
até errar e será a vez de outro jogar. Aqui as duas figurinhas não são iguais.
Elas servem como complemento da outra, mas continua sendo bater/ virar e se
errar, passa a vez.
Nessa brincadeira
que estou enviando, vou explicar como será desenvolvida:
São três maneiras que você pode escolher:
1º - Você
vira todas no espaço que vai jogar, com os desenhos virados para o espaço e não
fala nada e inicia o jogo;
2º - Você
coloca todas as figuras viradas para cima por uns minutinhos e desvira, mistura as figuras no
espaço e começa o jogo;
3º - Ou você vai jogar seguindo as instruções que
seguem abaixo, pois toda as minhas atividades que envolvem o lúdico, tem cunho
didático, de forma que a criança
desenvolva seu conhecimento. Aqui predomina a oralidade, nas questões que
servem para além da brincadeira.
Início:
Se os pequenos
não sabem jogar par ou ímpar, para ver quem inicia a brincadeira, pode usar a
letra dos nomes dos jogadores na ordem alfabética ou pela idade o que já será
um incentivo, pois já começa na frente.
A atividade não
visa apenas brincar! Vai haver diálogo e aí a oralidade vem como forma de
aprendizado.
Ex.: Iniciou o jogo e a criança virou/
bateu e a figurinha é de um pé.
Aqui, é que
entra o diálogo, pois deve-se fazer a seguinte pergunta antes que bata a segunda
vez. A mamãe, papai, irmão(a), quem
estiver assistindo ou jogando deve fazer essa pergunta:
Você virou
um pé! O que colocamos em nosso pé quando estamos descalços?
Nesse
exemplo, a criança antes de bater/virar a segunda figurinha, terá muitas
respostas. Ele pode responder: sapato,
chinelo, botas, tamanco, sandália.
Observe que
ele pode falar até a palavra patins, mas aí é que a pessoa ou outra criança
maior explica que estando descalço, o patins a gente calça também mas na hora
de brincar e é de vez em quando.
Ele então
vai bater a segunda vez e terá que achar uma figurinha com um dos nomes citados
acima.
Diga que ele acertou, mas no jogo ele vai achar somente um dos nomes que
ele falou.
Também
poderá bater e ter só uma resposta. Ex.: bateu uma figurinha pente
a 2ª figurinha será cabelo.
Nas
figurinhas com números ele achou o “(0)”
ZERO na primeira figurinha, ele batendo a segunda vez terá que encontrar
a figurinha com o número 1 e até que se chegue ao 9, mas isso não o impede de quando for sua próxima vez,
ele pode tirar outras figurinhas diferentes até errar.
Com as
vogais será a mesma forma dos numerais 1ª figurinha o “A” bate a 2ª para achar
o “E”, acertou continua jogando, errou vai aguardar a sua vez e assim como
aconteceu com os numerais ele poderá tirar qualquer outras figuras e continuar
até errar.
As primeiras
vezes que jogar, talvez seja mais
demorado por ter que fazer perguntas. Depois eles são muito espertos e quando
for jogar com amiguinhos ou coleguinhas e com outras pessoas ele saberá fazer
sozinho a brincadeira. Não duvide que ele saberá fazer até as perguntas.
Observar as figurinhas, pé, pneu, vela se saírem na 1ª bater/virar a pergunta vem e terão várias respostas antes dele virar a segunda.
Observar as figurinhas, pé, pneu, vela se saírem na 1ª bater/virar a pergunta vem e terão várias respostas antes dele virar a segunda.
Ex.: pneu
ele vai dizer tem no carro, na moto, na
bicicleta, no ônibus, no avião, no caminhão, no trator, mas apenas terá um só desenho para
completar.
Ex.: Vela
serve para quando a luz acabar, serve para iluminar algum lugar, serve para colocar no
bolo.
Aqui pode
ser trabalhado depois de ter um vencedor, o conhecimento dos conteúdos das disciplinas.
Vamos apenas responder oralmente
mesmo se tiver irmãos no 2º ano, 3º ano, 4º e 5º ano.
Perguntas:
de Ciências/Português:
Bota é feita
de quê?
R.: Couro. E
de quais animais? Boi, vaca, onça, jacaré, cobra.
Todos esses
animais são domésticos ou selvagens?
O pé faz
parte do corpo humano. Ele é membro superior ou inferior?
Português/Ciências
para os pequenos:
Quais as cores que aparecem nos números?
Coloque na
ordem que se lê as vogais e coloque também os números na sequência certa.
O pneu é
leve ou pesado? É Fino ou grosso?
O coelhinho
come legume, verdura ou fruta?
A lua mostra
que é dia ou noite?
Quando faz
sol o tempo fica quente ou frio?
Se está
quente qual tipo de roupa usamos?
Qual lugar
podemos ir quando faz calor e qual roupa podemos usar e o que temos de levar para nos
proteger dos raios solares?
Português para os maiores:
As palavras dos desenhos são substantivos. Sim? Não?
Classifique os nomes dos desenhos quanto
ao número de sílabas.
2º e 3º ano
sabem responder a primeira pergunta com palmas
e a pergunta abaixo chamando a palavra.
b Classifique os nomes dos desenhos quanto
à acentuação tônica.
c As palavras que representam os desenhos estão no singular ou no plural?
d Elas estão no masculino ou feminino? Ou nos dois?
e O coelhinho representa qual festa? A
palavra coelhinho está no aumentativo ou diminutivo?
) As letras que aparecem no jogo são
consoantes ou vogais?
Matemática:
O número (0) é par ou ímpar?
Faça a adição 0+1+2+3+4+5+ 6+7+8+9= Dê o resultado oralmente.
Qual é o antecessor e sucessor do nº
6?
Como representa o resultado da adição em algarismo romano?
Qual figura foi a primeira (número
ordinal) que apareceu? E quantas figurinhas tem no jogo? Deu número par ou
ímpar?
Inglês/ Espanhol.
Muitas
crianças hoje estão fazendo curso de inglês ou espanhol, ou na escola já na 6ª
série sabem falar os nomes das figuras, as letras e os numerais. Então, toda vez que aparecer uma figurinha que eles falem em inglês ou espanhol, isso será interessante na brincadeira.
Existe um
quadrinho em branco. Ele será para o pequenino escrever seu nome, circular a
vogal se tiver no nome dele, ou de alguém ou alguma palavrinha que ele sabe que tem vogal na palavra, sempre a lápis para apagar para a próxima jogada escrever outra que
ele tenha aprendido.
Bom jogo!
Segunda
Atividade:
Perdidos e achados:
Nessa brincadeira, você irá esconder pela casa
de 5 a 10 coisas ou objetos, colocando neles uma etiqueta que você cria tipo: beijo,
coração, a mão indicando positivo, um sorriso, etc.
Vai fazer numa
folha, num papelão um quadro assim:
PERDIDOS ACHADOS
________________ _____________________
_________________ ____________________
_________________ ____________________
Você vai
mostrar qual etiqueta que criou e que estará nos objetos que estão perdidos.
Se
demorarem você poderá colocar no quadro dos perdidos a letra inicial de um dos
objetos e assim sucessivamente.
Será como
adedanha! Começa com uma letra, você é
quem sempre coloca a 1ª letra, pois é você que sabe o que escondeu, se demorou para
achar peça que falem mais duas letras e você confirma ou não se as letras são do
objeto perdido. Apenas três letras ( a inicial é com você) para cada objeto desaparecido.
.
Ex.: 5
objetos (você só vai por as três letras do primeiro objeto e só passará para a 2ª
linha depois que acharem o objeto. Isso com eles falando as letras e você
registra na parte dos perdidos.
Se não acharem depois de um tempo, dê meia hora
por exemplo, aí você passará para a 2ª linha e porá a primeira letra, se não
acharem pode colocar mais duas letras e assim por diante, respeitando o tempo.
Pode
usar da brincadeira do chicotinho queimado: está frio, esquentando, tá gelado, está quente e
achou.
Podem estar
na segunda linha da brincadeira e alguém achar o objeto da primeira, registra o
nome do objeto no perdido e no achado coloque OK junto com o nome de quem achou e continue com a
brincadeira.
Ganha quem
achar mais objeto e uma etiqueta como prêmio. Capriche na etiqueta!
E lembre-se! Dá para aproveitar o modelo das atividades da primeira brincadeira aqui também!
Boa diversão
a todos!
Até mais!
Ass.: Dona
Rita
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