terça-feira, 11 de agosto de 2020

Hora e vez do DITADO!

   Bom dia, amigos!

    Estamos no mês de agosto e vamos lembrar do ditado que diz: “ Devagar se vai longe”, nesse período de pandemia é verdade.
 
   O aprendizado é para a vida toda. Então, vamos em frente com calma, não é? Tem atividades para a semana toda.

   Hoje darei exemplos de "ditados" que tem interdisciplinaridade com: português, matemática, geografia, história, ciências e artes.

Objetivo: Desenvolver a escrita,a leitura, o raciocínio lógico, interpretação e conhecimentos gerais.

1                  1  -   Ditado Mudo:

       A professora ou você mamãe apenas vai mostrando, apontando com a mão objetos ou coisas na sala de aula, em sua casa, nos lugares que desejar e a criança vai registrando. Lembrem-se: ninguém fala. Para as crianças do 2º e 3º ano, aponte figuras, objetos mais fáceis e para os do 4º e 5º ano pode ser mais aprimorado. Ao final para fazer a correção, tem de ser falada.

2 – Ditado dos sete erros:

      Em dupla, entregue as duas figuras (jogo dos sete erros) para que observem e troque as gravuras entre si, sem comentar, depois de observarem a figura completa e a incompleta, eles registram o que falta cada um em seu caderno. Motivo: Eles não falam para o outro o que falta, pois aqui é a observação, é a atenção é que são observados, que nos ajudam, porque pode ocorrer de um deles não conseguirem descobrir e quando for feita a correção a professora pergunta e revê com eles as gravuras. O objetivo é encontrar o que se pede: sete erros.

3 – Ditado com uma ou mais resposta:

    a) Animal que rasteja e cujo veneno sai pelos dentes R.: cobra)
    b) Animal que tem penas coloridas e repete o que falamos. R.: várias respostas: papagaio, maritaca, cocota, periquito, arara.
    c) Sou gostoso porque enfeito festa de criança com velas. R.: resposta completa: bolo de aniversário.
    d) Coloco nos pés, calço, tem rodinhas e vou longe. R.: patins
    e) Cidade chamada de maravilhosa fica na região sudeste, possui uma estátua de braços abertos e se chega até ela de bondinho. R.: Rio de Janeiro.

4 - Ditado de trás para frente:

     A professora ou você mãe dita a palavra letra por letra de trás para a frente. Ex.: roma = Amor
Sempre a criança vai escrever primeiro de trás para a frente e depois ela registra do jeito certo 5 a 10 palavras. Fale devagar cada letra e eles anotam. Ex.: onredac = caderno. Faça a correção.

  5 - Ditado matemático:

Peça que façam um trenzinho com três vagões.

 Eu costumo começar uma parte do desenho no quadro nas atividades que peço desenhos e eles continuam. Digo que fazem melhor do que eu e eles fazem mesmo!




a)      No primeiro vagão tem que armar a operação: pode ser de adição, subtração, divisão exata ou multiplicação.
b)      No segundo vagão escreva por extenso: 7Um, 3Cs, 6Ds, 8Us                           
c)      No terceiro vagão dê o antecessor e o sucessor de 7.989  
  
6 – Ditado desenhado:
 
    Você pede a criança que desenhe, tipo algo que você está trabalhando no conteúdo das disciplinas, ou qualquer outro tipo de desenho. Ao desenhar, a criança relaxa e quase não erram na hora de escrever o nome do desenho e registra na frente o nome do desenho. Aqui a correção é a criança que dita letra por letra e a professora escreve no quadro. Brinco que não sei escrever e que naquele momento ele(a) é meu professor. Empolgam com minha fala e difícil errarem.
a)      Peça para desenhar por ex. uma medalha e na frente escrever a palavra.

         7 – Ditado histórico matemático:

a)      18 + 8=       b) 2.345 + 7.444=         c) 271 + 327=       d) 442: 2=      8432- 4320=
b)      Quem descobriu o Brasil?
c)      Decomponha: 345
d)      Como se chama o personagem da nossa história que extraia dentes e foi enforcado?
e)      Escreva por extensor R$3.500,00

8 – Ditado com dígrafos:

Hora de usarem o dicionário
 ( ch, lh, rr, ss, sc, sç, xc, gu, qu)

9 – Ditado de contos infantis:

 Faça perguntas:
 A)      Qual personagem que tinha tranças e vivia na torre?
 B)    Quem usava gorro e capa para ir ver a vovó?
  cc)     Era pequeno perto do gigante?
  D)    Seus amigos eram anões?
  E)    Quem perdeu o sapatinho?
   F)   Como se chama o personagem que o nariz crescia ao contar mentira?

** Pode fazer a semana do ditado de segunda a quinta e na sexta trabalhar:

Revisão de conteúdos. Exs.:

Qual palavra dos ditados está ou estão no diminutivo?
Quando se decompõe um numeral como se chama o quadro que usamos?
Apareceu substantivo próprio? Qual ou quais?
Existem palavras que estão escritas em numeração ordinal?
Classifique as palavras quanto ao número de sílabas. Escolha da professora ou de você mãe.
Classifique as palavras quanto a acentuação tônica. Idem a cima
Escreva os nomes dos tipos de acentos ( ´ ` ^ ~ ) que aparecem em algumas palavras.

**Outras atividades você poderá trabalhar nesses ditados são das unidades do seu livro didático ou de outras fontes ou de sua criatividade.

Se possível, gostaria de receber um retorno se minha ajuda está sendo válida, para que possa mostrar mais atividades que desenvolvi que gerem prazer nas crianças e alcancemos o objetivo que são: ler, escrever, interpretar, desenvolver o raciocínio lógico matemático. Assim, perceberão que todos os conteúdos das disciplinas são importantes para seu desenvolvimento intelectual.  
  

Até mais!

Ass.: Dona Rita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário