sábado, 1 de agosto de 2020

Adição +


Boa tarde, amigos!

Caminhando em ritmo de aprender com prazer!

Somando ideias vamos longe!

A interdisciplinaridade nessa atividade de hoje terão: matemática, artes e português.
+ Matemática será a inspiração nessa atividade de hoje, será a estrela!

Objetivos: Desenvolver o raciocínio lógico matemático (lendo, escrevendo e resolvendo problemas)

Iniciemos com  Artes:

Pode ser no caderno ou em folha A4 dobrada ao meio:

     Quando faço em folha, a capa fica por conta da criatividade de cada um (a). Geralmente colocam o nome e a data, pois levo para correção em casa. 




     Na parte interna lado esquerdo, as crianças irão desenhar um celular ou telefone à moda antiga. Fica ao gosto deles. Título: Celular/ Telefone fixo/ Orelhão. Aguardar!





    Do lado direito, na parte interna irão desenhar uma agenda ou uma folha de agenda. Escrito apenas Agenda. 


                                                            Nomes                    Nº de telefones




                       Iniciar as atividades: Português:  Ordem Alfabética

Os nomes na agenda deverão ser colocados em ordem alfabética.

Atenção ao usar substantivo próprio (nome composto): Ex.:

              ( 2º ) Ana   Marienot     ( 3º )  Ana Marisa      ( 1º  )  Ana Martinela
                                                                                                                                  
2º e 3º ano, pode ser com cinco nomes e números de telefones para as crianças trabalhando com números de telefones fixos, pois ainda podem estar indo até uma centena (100). 

4º e 5º ano, podem escrever até dez nomes e que sejam de celulares pois estão mais adiantados no livro didático, podem usar o  número 9 e pode haver até DDD. 

Iniciar as atividades: Matemática:  Adição  +

                             Esquerda / direita
                             Algarismo romano
                             Par ou ímpar
                             QVL (Quadro Valor de Lugar)
                             Antecessor e sucessor (vizinhos)
                             Escreva por extenso
                             Multiplicando por 10, 100 e por 1000
                             Ordem crescente ou decrescente
                             Maior  >   (lembra o número 7) e o  menor <   (lembra o 4)

*A adição tem o nome de Parcelas (quantidade de números a serem somados) e o resultado se chama (soma ou total).

  Ex.:  7 + 5 + 3 + 4   são parcelas

                         19      resultado é soma ou total

*Todas as atividades serão trabalhadas com a soma ou total de cada telefone.

     Depois de desenhado o celular ou outros e colocarem em ordem alfabética nomes fictícios ou de  amigos, irão criar ao lado de cada nome os números de telefones.

1 – Se na sua agenda tem cinco, sete ou 10 nomes por exemplo, você irá transformar os números telefônicos em operação usando a adição.

Ex.:  7 números de telefones, arme 7 operações.

2 -   Alguma dessas somas se tornou par?  Sim ---------   Não  ------------

3 -   Sendo afirmativa sua resposta anterior, qual ou quais são  ------------------------  

4 -   Dê o  antecessor  e o sucessor ( vizinhos) da soma individual do 2º, 4º e 5º telefone  ---------------------------

5 – Arme a operação, somando  todas as (somas ou totais) que estavam individuais na agenda e escreva em número o resultado___________

6 -  Escreva esse resultado  do atividade 5 por extenso ------------------------------------ -------------  ----------------------------------------------------

7 – Coloque o resultado (soma ou total) em ordem decrescente .
  Lembre tenho sete amigos, tenho sete resultados eles serão colocados na ordem que se pede.________________________________________________ 
 
8 -  Use  o QVL ( quadro valor de lugar) para colocar os resultados dos telefones.

9 -  Escreva em algarismo romano cada resultado (soma ou  total)  dos telefones.

10 -  Multiplique cada soma ou total por 10, 100 e 1000.  
  
11 -   Use os sinais <  >  entre o segundo telefone e o quarto telefone.

Fechamento da atividade:

     Os papais fazem juntos as correções.

           Acertando tudo ou tendo alguns erros mesmo assim coloque um incentivo: Você é D +; uma figurinha; um beijinho com batom (mamães); joia; (papais) uma mão com sinal positivo, uma frase positiva, etc.
   
OBS.: Nem toda atividade as crianças menores conseguirão fazer, pois cada um poderá estar numa unidade diferente em seus livros didáticos. 

       Os papais podem fazer outras atividades, use o livro do seu filho e veja atividades que possam ser associadas nesse nosso trabalhinho de  hoje e também saberá se seu filho encontrou dificuldades repasse para o professor ou reforce a atividade.

     Se gostou ligue para um amiguinho(a) para falar da sua atividade e seja o professor hoje e amanhã será a vez do seus amigos. Troca de conhecimento!


Até mais!

Ass.: Dona Rita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário