segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Diversão para os pequenos!


Boa noite, amigos!

Hoje é segunda-feira! OK? Dia de trabalho, certo?

Mas... Não para os nossos pequenos! Ouviram papais?

Enviando brincadeiras que ajudam na diversão, na oralidade e nas artes.
 
                                 *Copinho de plástico com bolinhas de isopor:





Esta é uma atividade sensorial usando sopro e controle da respiração.

Utilize um copo de plástico, encha-o até a metade, tampa com filó ( corte em formato redondo) e use uma gominha.

Pedi que ela assopre devagar, rápido, depressa, lentamente. Pura diversão!










                             *Pratinho de plástico ou papelão daqueles de aniversário.

                             Faça 2 círculos com duas carinhas: uma feliz e uma triste.



 



 Aqui é o momento em que todos podem participar ( tipo reunião familiar), sentar em círculo e colocar no centro os dois pratinhos e cada um vai pegar na sua vez um deles para explicar como está se sentindo hoje ou na hora que forem brincar
.









 

                                      



 É o momento de perceber a oralidade e a exposição de sentimentos, principalmente dos pequenos.



                                                         *Peixinho voador:

As crianças de 4 e 5 anos, conseguem fazer com tesoura sem ponta, lápis de cor, canetinha ou giz de cera. Cortar uma tira de papel, de jornal, de revista, com 3 cm de largura, colorir, fazer olhinho e boquinha, escamas e cauda, etc .



 
 










Eu usei papel A4 que tem 30 cm de comprimento. Pode variar maior ou menor peixinho.







 



  Corta perto da cauda em uma parte de cima para baixo e na outra parte de baixo para cima próximos e faz o encaixe.


 







A maneira de encaixe vai precisar de alguém para ajudar. 













Joga-se do alto e o peixinho desce rolando e voando. As crianças maiores também gostam de fazer. Muito divertido bastante peixinhos, todos rolando e voando. De cima da cama beliche, da janela da casa, no quintal, da varanda, etc.



  

                                                            Bolinha da sabão:

Todos conhecem, mas para os pequenos é bom o uso de tampa no copo de plástico,  potinhos com tampa sempre de plástico e eu costumo colocar na água detergente neutro.
























* Brincadeiras retiradas de atividades na internet.



Espero que gostem!

Ass.: Dona Rita

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Hora e vez do DITADO!

   Bom dia, amigos!

    Estamos no mês de agosto e vamos lembrar do ditado que diz: “ Devagar se vai longe”, nesse período de pandemia é verdade.
 
   O aprendizado é para a vida toda. Então, vamos em frente com calma, não é? Tem atividades para a semana toda.

   Hoje darei exemplos de "ditados" que tem interdisciplinaridade com: português, matemática, geografia, história, ciências e artes.

Objetivo: Desenvolver a escrita,a leitura, o raciocínio lógico, interpretação e conhecimentos gerais.

1                  1  -   Ditado Mudo:

       A professora ou você mamãe apenas vai mostrando, apontando com a mão objetos ou coisas na sala de aula, em sua casa, nos lugares que desejar e a criança vai registrando. Lembrem-se: ninguém fala. Para as crianças do 2º e 3º ano, aponte figuras, objetos mais fáceis e para os do 4º e 5º ano pode ser mais aprimorado. Ao final para fazer a correção, tem de ser falada.

2 – Ditado dos sete erros:

      Em dupla, entregue as duas figuras (jogo dos sete erros) para que observem e troque as gravuras entre si, sem comentar, depois de observarem a figura completa e a incompleta, eles registram o que falta cada um em seu caderno. Motivo: Eles não falam para o outro o que falta, pois aqui é a observação, é a atenção é que são observados, que nos ajudam, porque pode ocorrer de um deles não conseguirem descobrir e quando for feita a correção a professora pergunta e revê com eles as gravuras. O objetivo é encontrar o que se pede: sete erros.

3 – Ditado com uma ou mais resposta:

    a) Animal que rasteja e cujo veneno sai pelos dentes R.: cobra)
    b) Animal que tem penas coloridas e repete o que falamos. R.: várias respostas: papagaio, maritaca, cocota, periquito, arara.
    c) Sou gostoso porque enfeito festa de criança com velas. R.: resposta completa: bolo de aniversário.
    d) Coloco nos pés, calço, tem rodinhas e vou longe. R.: patins
    e) Cidade chamada de maravilhosa fica na região sudeste, possui uma estátua de braços abertos e se chega até ela de bondinho. R.: Rio de Janeiro.

4 - Ditado de trás para frente:

     A professora ou você mãe dita a palavra letra por letra de trás para a frente. Ex.: roma = Amor
Sempre a criança vai escrever primeiro de trás para a frente e depois ela registra do jeito certo 5 a 10 palavras. Fale devagar cada letra e eles anotam. Ex.: onredac = caderno. Faça a correção.

  5 - Ditado matemático:

Peça que façam um trenzinho com três vagões.

 Eu costumo começar uma parte do desenho no quadro nas atividades que peço desenhos e eles continuam. Digo que fazem melhor do que eu e eles fazem mesmo!




a)      No primeiro vagão tem que armar a operação: pode ser de adição, subtração, divisão exata ou multiplicação.
b)      No segundo vagão escreva por extenso: 7Um, 3Cs, 6Ds, 8Us                           
c)      No terceiro vagão dê o antecessor e o sucessor de 7.989  
  
6 – Ditado desenhado:
 
    Você pede a criança que desenhe, tipo algo que você está trabalhando no conteúdo das disciplinas, ou qualquer outro tipo de desenho. Ao desenhar, a criança relaxa e quase não erram na hora de escrever o nome do desenho e registra na frente o nome do desenho. Aqui a correção é a criança que dita letra por letra e a professora escreve no quadro. Brinco que não sei escrever e que naquele momento ele(a) é meu professor. Empolgam com minha fala e difícil errarem.
a)      Peça para desenhar por ex. uma medalha e na frente escrever a palavra.

         7 – Ditado histórico matemático:

a)      18 + 8=       b) 2.345 + 7.444=         c) 271 + 327=       d) 442: 2=      8432- 4320=
b)      Quem descobriu o Brasil?
c)      Decomponha: 345
d)      Como se chama o personagem da nossa história que extraia dentes e foi enforcado?
e)      Escreva por extensor R$3.500,00

8 – Ditado com dígrafos:

Hora de usarem o dicionário
 ( ch, lh, rr, ss, sc, sç, xc, gu, qu)

9 – Ditado de contos infantis:

 Faça perguntas:
 A)      Qual personagem que tinha tranças e vivia na torre?
 B)    Quem usava gorro e capa para ir ver a vovó?
  cc)     Era pequeno perto do gigante?
  D)    Seus amigos eram anões?
  E)    Quem perdeu o sapatinho?
   F)   Como se chama o personagem que o nariz crescia ao contar mentira?

** Pode fazer a semana do ditado de segunda a quinta e na sexta trabalhar:

Revisão de conteúdos. Exs.:

Qual palavra dos ditados está ou estão no diminutivo?
Quando se decompõe um numeral como se chama o quadro que usamos?
Apareceu substantivo próprio? Qual ou quais?
Existem palavras que estão escritas em numeração ordinal?
Classifique as palavras quanto ao número de sílabas. Escolha da professora ou de você mãe.
Classifique as palavras quanto a acentuação tônica. Idem a cima
Escreva os nomes dos tipos de acentos ( ´ ` ^ ~ ) que aparecem em algumas palavras.

**Outras atividades você poderá trabalhar nesses ditados são das unidades do seu livro didático ou de outras fontes ou de sua criatividade.

Se possível, gostaria de receber um retorno se minha ajuda está sendo válida, para que possa mostrar mais atividades que desenvolvi que gerem prazer nas crianças e alcancemos o objetivo que são: ler, escrever, interpretar, desenvolver o raciocínio lógico matemático. Assim, perceberão que todos os conteúdos das disciplinas são importantes para seu desenvolvimento intelectual.  
  

Até mais!

Ass.: Dona Rita.

sábado, 1 de agosto de 2020

Adição +


Boa tarde, amigos!

Caminhando em ritmo de aprender com prazer!

Somando ideias vamos longe!

A interdisciplinaridade nessa atividade de hoje terão: matemática, artes e português.
+ Matemática será a inspiração nessa atividade de hoje, será a estrela!

Objetivos: Desenvolver o raciocínio lógico matemático (lendo, escrevendo e resolvendo problemas)

Iniciemos com  Artes:

Pode ser no caderno ou em folha A4 dobrada ao meio:

     Quando faço em folha, a capa fica por conta da criatividade de cada um (a). Geralmente colocam o nome e a data, pois levo para correção em casa. 




     Na parte interna lado esquerdo, as crianças irão desenhar um celular ou telefone à moda antiga. Fica ao gosto deles. Título: Celular/ Telefone fixo/ Orelhão. Aguardar!





    Do lado direito, na parte interna irão desenhar uma agenda ou uma folha de agenda. Escrito apenas Agenda. 


                                                            Nomes                    Nº de telefones




                       Iniciar as atividades: Português:  Ordem Alfabética

Os nomes na agenda deverão ser colocados em ordem alfabética.

Atenção ao usar substantivo próprio (nome composto): Ex.:

              ( 2º ) Ana   Marienot     ( 3º )  Ana Marisa      ( 1º  )  Ana Martinela
                                                                                                                                  
2º e 3º ano, pode ser com cinco nomes e números de telefones para as crianças trabalhando com números de telefones fixos, pois ainda podem estar indo até uma centena (100). 

4º e 5º ano, podem escrever até dez nomes e que sejam de celulares pois estão mais adiantados no livro didático, podem usar o  número 9 e pode haver até DDD. 

Iniciar as atividades: Matemática:  Adição  +

                             Esquerda / direita
                             Algarismo romano
                             Par ou ímpar
                             QVL (Quadro Valor de Lugar)
                             Antecessor e sucessor (vizinhos)
                             Escreva por extenso
                             Multiplicando por 10, 100 e por 1000
                             Ordem crescente ou decrescente
                             Maior  >   (lembra o número 7) e o  menor <   (lembra o 4)

*A adição tem o nome de Parcelas (quantidade de números a serem somados) e o resultado se chama (soma ou total).

  Ex.:  7 + 5 + 3 + 4   são parcelas

                         19      resultado é soma ou total

*Todas as atividades serão trabalhadas com a soma ou total de cada telefone.

     Depois de desenhado o celular ou outros e colocarem em ordem alfabética nomes fictícios ou de  amigos, irão criar ao lado de cada nome os números de telefones.

1 – Se na sua agenda tem cinco, sete ou 10 nomes por exemplo, você irá transformar os números telefônicos em operação usando a adição.

Ex.:  7 números de telefones, arme 7 operações.

2 -   Alguma dessas somas se tornou par?  Sim ---------   Não  ------------

3 -   Sendo afirmativa sua resposta anterior, qual ou quais são  ------------------------  

4 -   Dê o  antecessor  e o sucessor ( vizinhos) da soma individual do 2º, 4º e 5º telefone  ---------------------------

5 – Arme a operação, somando  todas as (somas ou totais) que estavam individuais na agenda e escreva em número o resultado___________

6 -  Escreva esse resultado  do atividade 5 por extenso ------------------------------------ -------------  ----------------------------------------------------

7 – Coloque o resultado (soma ou total) em ordem decrescente .
  Lembre tenho sete amigos, tenho sete resultados eles serão colocados na ordem que se pede.________________________________________________ 
 
8 -  Use  o QVL ( quadro valor de lugar) para colocar os resultados dos telefones.

9 -  Escreva em algarismo romano cada resultado (soma ou  total)  dos telefones.

10 -  Multiplique cada soma ou total por 10, 100 e 1000.  
  
11 -   Use os sinais <  >  entre o segundo telefone e o quarto telefone.

Fechamento da atividade:

     Os papais fazem juntos as correções.

           Acertando tudo ou tendo alguns erros mesmo assim coloque um incentivo: Você é D +; uma figurinha; um beijinho com batom (mamães); joia; (papais) uma mão com sinal positivo, uma frase positiva, etc.
   
OBS.: Nem toda atividade as crianças menores conseguirão fazer, pois cada um poderá estar numa unidade diferente em seus livros didáticos. 

       Os papais podem fazer outras atividades, use o livro do seu filho e veja atividades que possam ser associadas nesse nosso trabalhinho de  hoje e também saberá se seu filho encontrou dificuldades repasse para o professor ou reforce a atividade.

     Se gostou ligue para um amiguinho(a) para falar da sua atividade e seja o professor hoje e amanhã será a vez do seus amigos. Troca de conhecimento!


Até mais!

Ass.: Dona Rita.