quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Inserindo em uma nova linguagem!

     Boa noite, gente!

    Altas horas, mas precisava falar do meu novo aprendizado.


    Vivendo e aprendendo!

   Ontem, foi mais um daqueles dias em que eu, talvez você ou nós percebemos que muito  há para se aprender na vida.

   E para mim foi realmente um desses dias onde me vi em estado de aprendizado.

  Digo ontem porque fui com meu filho, um dos gêmeos, a uma apresentação com palestra no mês que deu destaque para os surdos do Brasil  com a linguagem de sinais denominado Libras.



      Interessante que durante as apresentações, a maioria era de crianças.

     Bonito ver o respeito dessas crianças em suas apresentações musicais cantando e reproduzindo os gestos com a língua de sinais enquanto cantavam.

     Emocionante perceber que no mundo infantil as diferenças são tratadas como naturais no convívio diário desses pequenos.

   Os preconceitos que existem em nossa sociedade são caracterizados em sua maioria pelos adultos.

   Esse Setembro Azul dedicado a divulgar e expandir uma nova visão das pessoas surdas foi um grande avanço para sociedade brasileira ver em gestos o quanto nos falta em termos de convivência e aprendizado dessa linguagem gestual.

  Durante às  apresentações a plateia ia se percebendo como iniciantes em uma condição de aprendizes percebendo o atraso em nosso mundo frente à pessoas que são tão capazes quanto qualquer outra.
  A vida nos pede, ou melhor dizendo, ela nos ensina que não há diferenças nem distâncias que não possam ser resolvidas por nós  em se tratando de pessoas.

   E assim, vimos o desabafo dessas pessoas por sentirem a demora em reconhecer a necessidade de se divulgar, falar mais e sobretudo valorizar o ensino de libras para nós, pois assim teremos maior inserção dessas pessoas no mercado de trabalho e na sociedade.

   Por isso conclui que todo dia é dia de sairmos do nosso mundinho para abrir olhos e mente e unir as diferenças conseguindo assim novos aprendizados.

   E foi melhor ainda saber que existe em nossa cidade uma Associação de Apoio aos Surdos (Apoiar) que vem crescendo em nossa comunidade para estar ao lado dessas pessoas, que têm muito a nos oferecer.

   Saí decidida a buscar mais detalhes e junto com meu filho que está fazendo o curso de libras, dar o máximo de mim para aprender e assim angariar amigos  com uma nova linguagem.

  Parabéns a todos os envolvidos nessa busca em todo o território nacional para expandir essa linguagem de sinais para melhorar o convívio dessas pessoas conosco ou vice versa.

  Até mais!


Abraço em libras!



   Ass.: Dona Rita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário