quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Um dia 15 dedicado às professoras!


           Boa tarde amigos!
 
Hoje, quarta-feira, para quem se lembra, é também o dia do nosso projeto “Eu Escrevo – Você Escreve”, e vamos postar hoje um texto retirado do livro: “Pensar bem nos faz bem”, de autoria do filósofo e escritor Mário Sergio Cortella, cedido para publicação nesta postagem pela assessoria do autor. Desde já o meu especial agradecimento a todos vocês!!

Caras colegas docentes!

É preciso corrigir esse equívoco!

Transcrevo na íntegra o texto “Professoras”, do conhecido, reconhecido e renomado autor Mário Sergio Cortella, que vale por si só, como verdadeira homenagem e reflexão à comemoração do dia 15 de Outubro.

Mario Sérgio descreve com propriedade em seu texto uma realidade como muitas não ditas, e que sempre passam despercebidas: que na educação os docentes são em sua maioria mulheres. Por isso, comemorar “dia dos professores”, soa como sendo apenas para o gênero masculino, desconhecendo assim a grande presença e real influência do papel das professoras no meio escolar.

Segue então, caras amigas e caros amigos, o texto que considero uma verdadeira homenagem a essa data tão especial e importante:


Professoras¹

           No Brasil se fala em “Dia do Professor”, “sala dos professores”, ”sindicato dos professores”. Mas a quase totalidade das pessoas que atua na educação escolar no Brasil é composta de mulheres. De cada 100 pessoas que têm a profissão docente, 93 são mulheres.

           Então, fica estranho, em uma atividade em que a maioria é composta por mulheres, falar em “sala do professor”, em vez de “sala da professora”, ou em “dia do professor”, em vez de “dia da professora”. Alguns diriam: “isso é só uma questão do politicamente correto”.

          Não é essa a questão. É o impacto que tem de levar algumas profissões que têm uma marca essencialmente feminina, dentro do nosso país, e que acabam deixando de lado o reconhecimento da importância daquele gênero para o exercício daquela atividade. Se a maioria é composta de mulheres, é necessário que ou alternemos ou utilizemos uma terminologia que seja agregadora, inclusiva, em vez de excludente.

         Porque, apesar de parecer pouca coisa, falar “dia do professor” em uma profissão em que mais de 90% são mulheres implicaria deixar de fora, do ponto de vista de gênero, aquelas que, no seu dia a dia, compõem toda uma trajetória de formação.

        Respeito à verdade, quem não gosta?


Sendo assim...

Descobri nesse texto “Professoras” que o autor fez uma reflexão sobre o que pode ser um equívoco que perdura sobre a vida inteira dos docentes. Se o gênero masculino é minoria na profissão docente, o impasse que surge é: onde fica o reconhecimento e espaço feminino deixado de lado há anos? 

Então, após essa reflexão sobre o papel e a importância das professoras, nosso blog deseja um Feliz “DIA DAS PROFESSORAS” para todas as docentes do nosso país, do nosso estado e cidade, e em especial, para as colegas da escola onde exerci minha profissão.

A todas as colegas, meu abraço afetuoso!

Até mais!

Ass.: Dona Rita!


¹ CORTELLA, Mario Sérgio. Pensar bem nos faz bem!: 1. filosofia, religião, ciência e educação. pg.: 101; 5ª ed. – Petrópolis, RJ: Vozes 



4 comentários:

  1. Amei sua homenagem!!!! A verdade é que por ser uma profissão em que a maioria são mulheres, a desvalorização profissional vai além de uma categoria, mas nos mostra que o preconceito dos gêneros ainda continua... É não é nem um pouco disfarçado.
    Feliz dia das professoras pra você também, Rita,que honrou sua profissão até a chegada do merecido descanso. Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maria Izabel! Na verdade precisou de um escritor para nos fazer ver que passamos despercebidas na sociedade como mulheres, mesmo quando somos a maioria.

      Assim como você amei este texto por isso entrei em contato com a assessoria do autor e consegui a autorização e postei.

      Depois dessa reflexão do autor, que nos conscientiza e alerta penso
      que agora esse dia 15 será realmente o dia das professoras.

      Feliz dia das professoras para você.

      Abraço carinhoso colega!

      Excluir
  2. Foi preciso Mário Sérgio Cortella dar a dica para começar a pensar no assunto! Parabéns pela escolha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Adriana Zanoti!

      Realmente foi muito boa a reflexão do autor e por isso o uso do texto no blog.

      Feliz dia dia das professoras para você!

      Abraço carinhoso colega!

      Excluir