terça-feira, 4 de abril de 2017

Dois feriados? É verdade!

    Boa noite, gente!

    Parece que foi ontem que o ano começou! E no entanto cá estamos: Chegamos ao mês de abril!

   Dia 1º de abril: dia da mentira! Mas o que vou escrever abaixo é verdade.

   Um mês com dois feriados seguidos: dias quatorze e vinte e um, e em plena sexta-feira.

   Certamente que se ABRIU um sorriso em cada rosto com essa notícia.

   É verdade sim senhor!

  Também considero um mês de contrastes: religiosidade versus política. Porque dia quatorze é sexta-feira da paixão, envolve um clima de religiosidade seguidos por fiéis e respeitado por pessoas de todas crenças religiosas, culminando com a Páscoa.




  E o dia vinte e um de abril, tem cunho histórico e político, é o dia de Tiradentes.

 Veja nesse pequeno texto retirado do site "História de Tudo" um resumo dos acontecimentos que culminaram nesse feriado nacional:


"No dia 21 de abril é comemorado no Brasil o Dia de Tiradentes, uma data criada para homenagear Joaquim José da Silva Xavier, um ativista político que se transformou em herói nacional.


A história de Tiradentes está totalmente relacionada à Inconfidência Mineira, um movimento ocorrido nos séculos XVII e XVIII que tinha como objetivo a separação do Brasil do domínio de Portugal. Naquela época, o Brasil proporcionava grandes lucros aos portugueses por meio de suas riquezas minerais, isto é, ouro e diamantes. Contudo, estas riquezas estavam começando a se tornar escassas.
Além disso, muitos não pagavam o quinto, uma espécie de imposto cobrado pela coroa sobre todo o ouro encontrado na colônia. Desta forma, o lucro de Portugal começou a cair. Reagindo a esta situação, os portugueses passaram a exercer um controle mais rígido sobre as riquezas e a aumentar os impostos. Tais medidas desagradaram a elite de Minas Gerais, que estava significativamente influenciada pelas ideias iluministas importadas da Europa.

Assim, se iniciou um movimento separatista no Brasil: a Inconfidência Mineira. A maioria dos inconfidentes eram homens ricos e cultos, com exceção de Tiradentes, um militar. O nome “Tiradentes” provém do fato de Joaquim José da Silva Xavier também exercer a função de dentista.

O movimento não teve sucesso e os inconfidentes foram presos. Tiradentes ficou preso por três anos, esperando seu julgamento. Todos os outros homens envolvidos na Inconfidência Mineira escaparam de uma pena maior, já que possuíam muitos bens; a maioria optou pelo exílio. Apenas Tiradentes foi condenado à pior das punições: em 21 de abril de 1792, foi enforcado e esquartejado.
O reconhecimento da bravura de Tiradentes só se deu em 1890. Atualmente, Tiradentes é considerado Patrono Cívico do Brasil."

 Fonte: http://www.historiadetudo.com/dia-tiradentes

   Por fim, se ABRIU um pensamento: No primeiro feriado do dia 14, comemora-se a fé, a esperança, o amor ao próximo como a ti mesmo que nos ajuda em nossa caminhada diária,  e no 2º feriado, do dia 21, acreditando também que comemora-se o reconhecimento de um momento "político do passado", que esperamos não ter sido construído como o que estamos assistindo e vivendo atualmente.

Até mais!

Ass.: Dona Rita!






2 comentários:

  1. Tudo a ver Dona Rita!!! Parabéns mais uma vez, seu blog é aprendizado!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Alessandra! Fico muito feliz quando vejo pessoas como você que é uma profissional competente, educada, receptiva elogiando um parecer, um texto como o que postei. Sua fala me incentiva a querer cada dia mais aprimorar as páginas do blog de forma prazerosa.

    ResponderExcluir