terça-feira, 29 de março de 2016

Despedida...



Boa tarde, gente!

      Parece que ontem eu estava antevendo as coisas quando postei minha poesia falando de saudade.

     Em outra ocasião já havia postado falando do nosso mascote, um cocker spaniel, chamado Elvis, com 14 anos de idade e convívio conosco.

      De uns dois anos para cá, ele começou a apresentar doenças que são próprias da sua raça e que se agravam com a idade. Com o passar dos anos mesmo com o  tratamento veterinário para amenizar os problemas de saúde,  o Elvis foi ficando cada vez mais debilitado. Ontem à noite, infelizmente, sua debilidade e sofrimento eram tamanhos que foi necessário realizar a eutanásia. Esta semana ele lutou bravamente e foi acompanhado de perto pelos meus filhos e pelo veterinário.

     Vivenciando essa situação, agora penso que não foi à toa que existiu um santo, São Francisco de Assis, que amava os animais, pois eles são nossos amigos e companheiros.  Prova disso é o Elvis que literalmente foi um "gentleman" no convívio conosco.  Sempre respeitou as regras da família sem nunca ter sido treinado por profissionais que atuam no adestramento de cães.

    Lembro de uma festa que realizamos aqui em casa há alguns anos atrás, para mais ou menos cinquenta pessoas e, não houve ninguém nessa ocasião que não ficasse impressionado com a postura dócil e delicada do Elvis.

     Nessa ocasião ele transitava entre as mesas, parava para ver quem mexia com ele, não derrubou e nem pegou nada das mesas e tampouco do chão. As crianças presentes tocavam nele e ele socialmente permitia este gesto de carinho por parte destes pequenos.

    Ao vê-lo circulando pela festa eu pensava: o Elvis está demonstrando a todos que ele faz parte desta família, portanto tem que ser gentil e educado com todas aqui presentes.

    Cito este episódio, porque ao final da festa quando todos ao se despedirem de nós, os anfitriões,   passavam a mão  na cabeça do Elvis e teciam elogios quanto ao seu comportamento.

    A saudade agora dói muito, mas a grata lembrança do que nesses 14 anos ele literalmente foi um presente para meus filhos estará presente em nossos corações.

Até mais, gente!

   Tinha que dividir este fato com vocês, pois sabemos que quem ama os animais haverão de entender
 esse nosso momento. Saudade, Elvis!





2001 - 2016
No futuro restarão muito boas lembranças! Nós acreditamos!

Ass.: Dona Rita.

2 comentários:

  1. O escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, autor de livro O Pequeno Príncipe escreveu " Tu és responsável por aquilo que cativas". Por isso somos também responsáveis pelos cães e gatos que adotamos para fazerem parte de nosso dia a dia. Temos que tratá-los com o carinho que eles merecem, pois de nós eles não nos cobram nada, simplesmente nos amam! Dona Rita, sinto muito pela perda de seu cãozinho querido!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Romana! Muito sábias palavras. Amam sem nada pedirem e isto foi o nosso Elvis.

    ResponderExcluir