quarta-feira, 9 de março de 2016

"Eu escrevo - Você Escreve" de hoje: Filosofia!

Boa tarde, gente!

Como havia descrito na semana passada, iniciamos hoje aquele projeto "Eu escrevo - Você Escreve!"

 Estão lembrados? Todas as quartas-feiras? Pois bem, daremos hoje nosso "pontapé" inicial! rs

 O convidado desta  primeira quarta será: Diego Crispim.

  Diego é formado em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto e leciona aulas de filosofia para o ensino médio da Rede Estadual de Ensino no município de Conselheiro Lafaiete.




      É com imenso prazer que posso inaugurar esse espaço concedido pelo blog “Tricotando em palavras com a Dona Rita”, para a exposição de ideias e abertura ao diálogo, começando literalmente com a mãe das ciências: a filosofia!

     Ora, ora, ora... a tarefa que reproduzo aqui, a convite do blog literalmente não traz nenhuma grande novidade em relação à sua longínqua origem, que remonta a mais ou menos 25 séculos na região que atualmente compreende a Grécia e seus arredores, mas traz consigo a mesma atualidade perante nossa necessidade de buscar o conhecimento racional das coisas e do mundo ao nosso redor.
  
     Esse é o mesmo caminho que foi trilhado em Atenas por Sócrates, uma figura ilustre, cujo desejo e vida foram destinados a buscar o conhecimento do próprio homem – “Conhece-te a ti mesmo” - fizeram com que fosse considerado posteriormente o seu patrono, por pensadores que o sucederam.
 
     Etimologicamente a palavra filosofia compreende a junção de duas palavras gregas phylos = amor, amizade + sophia = conhecimento, sabedoria. A palavra filosofia significa, portanto, que  sua atividade pressupõe amar o conhecimento.   Logo, o filósofo é aquela figura que busca aproximar-se do conhecimento, como aquele indivíduo que busca manter sempre perto de si seus amigos.

    Dada essa breve introdução a respeito desse ofício que instiga a curiosidade de muitos, procedo à mesma tarefa secular que tem sido a de definir ou declarar o papel da filosofia para a humanidade. Como o amigo que enaltece as qualidades de suas amizades, afirmo que a filosofia sempre fez parte da existência humana e que mesmo alguns de nós, mesmo sem conhecê-la, caminhamos ao lado dela.

Exemplo: sempre que estivermos diante de uma questão que envolva questionar racionalmente ou analisar criticamente o mundo a nossa volta e as opções que temos a nossa disposição para buscar o melhor e as suas possíveis implicações, estaremos no caminho da filosofia. Nossas escolhas sempre nos afetam e também atingem aqueles que estão ao nosso redor, por isso, sempre que levarmos em conta o olhar racional sobre essas questões estaremos próximos do pensamento filosófico. “O que é certo? O que é errado? Isso é justo ou injusto?” Questionamentos filosóficos que, tenhamos ou não sua total dimensão, estão mais próximos do homem comum do que ele imagina.
  
   Agora, para aqueles que buscam aprofundar-se mais, o ato de leitura das obras de grandes pensadores e o conhecimento da história faz-se necessário. A filosofia não só exige o apetite pelo conhecimento, como também a disposição racional para despojar-se de crenças e opiniões para seguir os caminhos trilhados pelo pensamento filosófico ao longo da história.
  
    Caberá ao filósofo a busca permanente do conhecimento e a reflexão sobre as questões que nos cercam para apresentar novas formas de pensamento que ampliem nossos horizontes ou que simplesmente, nos instiguem a pensar sobre novas perspectivas.

Dona Rita, 

espero ter contribuído um pouco com esse seu novo projeto, pois o tema Filosofia é bem abrangente e abre espaço para o diálogo, por isso agradeço a oportunidade e deixo o espaço aberto para dúvidas e comentários.  Que mais pessoas possam participar dividindo conosco um pouco daquilo que sabem!
Sucesso para o blog!! Até breve!!

Abraço, Diego.

    
 
     E aí gente, gostaram do texto do Diego? O espaço estará aberto para quem se interessar em escrever. Se estiverem interessados e participar desse projeto, favor enviarem textos para o seguinte e-mail: ritacrispimprof@gmail.com 

Até mais e obrigada pela contribuição Diego!

Ass.: Dona Rita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário