quinta-feira, 10 de março de 2016

Eu sai da sala de aula. Mas a sala de aula não saiu de mim!

Oi gente! Boa tarde!

Tudo bem?


    Estou muito feliz e contente com o inicio do projeto: "Eu Escrevo – Você Escreve"!!  Espero a participação de vocês às quartas-feiras.

     O tema inicial ,filosofia, foi abordado exatamente para mostrar o quanto buscamos conhecimentos para compreender este mundo e o quanto também podemos aprender, juntos uns aos outros.

    Por isso, hoje deixo para os colegas de profissão, os docentes, uma criação que realizei com os alunos, no ano de 2014, do 4º ano.  Considero que esse meu projeto abrange a faixa etária 7 a 10 anos. O projeto "Juramento do Aluno" consiste em  um juramento realizado pelos alunos, para ser declamado por eles na chegada em sala de aula, em pé e com as mãos no coração dada a importância do ato.

   Quando este juramento foi elaborado, o fizemos com a participação dos alunos com a junção das palavras ditas por eles e perceberam que não só destaquei a importância deles, o compromisso com o ambiente (escola), mas também a valorização e o respeito às  pessoas e  principalmente a consciência de participação como cidadãos na sociedade.

Assim ficou o juramento:

Prometo,

me dedicar aos estudos. Valorizar meus professores e a todos que me cercam, de modo a tornar meus caminhos e dos próximos agradáveis, saudáveis e felizes. 

    Após a implantação do projeto, já nos primeiros dias o resultado foi extremamente gratificante, pois as palavras recitadas em tom de juramento (formal  e solene) os fizeram entender que teriam que agir praticando essas ações na escola. O ambiente ficou muito melhor.

    Bom, gente, esse foi o meu pequeno relato. Por hoje é só! rs Amanhã postarei sobre outro projeto que realizei anos atrás e que pode ser aplicado em qualquer série/ano.

    Sintam-se à vontade para experimentar esse projeto, pois o intuito dele é melhorar o ambiente em sala de aula e o clima na escola. Serei feliz se puder contribuir ainda mais para a melhoria deste ambiente, que foi o lugar que mais frequentei durante vários anos.




Até mais!

Ass.: Dona Rita!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário