sexta-feira, 11 de março de 2016

Mão Amiga!




Boa Noite, gente!

     Mais uma sexta-feira para todos nós que nos empenhamos ao longo da semana em manter o pique no trabalho. Então aí está a recompensa: é só curtir e relaxar.

Mas, alguns emendam o trabalho por necessidade ou mesmo por obrigação.

    Dentre estas pessoas, destaco o professor. Mesmo tendo o direito a este descanso semanal, ele vai para casa, seu lar e para junto aos familiares já pensando o que deve elaborar de atividades pedagógicas para a próxima semana.

    E muita das vezes nestes dois dias o trabalho ainda é maior do que o da sala de aula. Pois além das tarefas rotineiras do lar, tem que manter a atenção e cuidado aos familiares. Este professor ainda cuida das suas coisas pessoais e tem que trabalhar a forma de arrumar tempo para correção e elaboração de atividades.

    Por ele estar correndo atrás de sugestões, ideias, novidades e modelos que inovem sua prática pedagógica neste início de ano, vou enviar mais um projeto simples, fácil de fazer e que surte muito  efeito entre os alunos. Este projeto “Mão Amiga” talvez ajude o professor neste fim de semana a ter um tempo maior e tranquilo para descansar e respirar mais aliviado.

    O objetivo é manter as regras de boas maneiras e o convívio harmonioso ao longo do ano em sala de aula e na escola.

    O projeto “Mão Amiga”, consiste em o professor confeccionar mãos que podem ser feitas de EVA, uma para cada aluno com as palavrinhas mágicas: Por favor, obrigado(a), desculpe, com licença e até logo escritas uma em cada dedo desta mão.

   
     O destaque deste projeto é o seu ritual todos os dias. O professor confecciona uma caixa para manter estas mãos ao longo do ano. Todos os dias ao chegar em sala no início da aula, ele passa de carteira em carteira e retira da caixa uma mão e entrega ao aluno como cumprimento. O aluno ao receber mantém esta mão em cima da carteira até o fim da aula.

   Aos alunos compete o cuidado em não sujar, rabiscar e nem rasurar, porque ninguém é dono das mãos. A mão que está com um aluno hoje, amanhã estará com um outro aluno, consequentemente todas tem que ser bem preservadas.

   Esta mão é devolvida no fim da aula sendo posta na caixa. E no dia seguinte repete-se o mesmo ritual.

   Vejam que além das boas maneiras que serão praticadas, a preservação e cuidado com esta mão, há de fazê-los cuidar dos seus materiais escolares e o mais importante saberá preservar o patrimônio que é a escola. 

Esta sugestão é para você professor!


Até segunda!

Bom descanso para todos!


Ass.: Dona Rita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário