Olá gente! Boa tarde!
A quarta-feira chegou e com ela também chegou a interessante contribuição de nossa colaboradora de hoje para o nosso projeto "Eu escrevo - você escreve".
Nossa colaboradora Déa Desiré, que reside em Conselheiro Lafaiete, irá demonstrar nessa postagem como lidamos com “algo” que é essencial no nosso dia a dia para desempenharmos tantos compromissos.
Sem mais delongas, deixo agora com vocês as palavras de nossa colaboradora:
Brincando
com o tempo
Olá!
Em primeira mão
gostaria de parabenizar a D. Rita, pela brilhante ideia de abrir seu blog aos
demais profissionais e com assuntos diversos e, também agradecer por poder
divulgar um pouco do meu trabalho.
Meu nome é Déa Desiré de
Oliveira, sou formada em Coaching, pela Academia Brasileira de Coach, natural e
residente em Conselheiro Lafaiete onde atuo como Coach.
O
que é o tempo?
Tempo: considerado a
duração de determinados fatos, é o que determina momentos, épocas, dias,
semanas, séculos... A palavra “TEMPO” possui vários significados e pode variar de
acordo com a forma a ser empregada na frase.
Do latim “tempus”, a
palavra tempo é considerada a grandeza física que permite medir a duração ou
separação de fatos mutáveis – “TEMPO”.
Todos nós, seres humanos, possuímos a mesma
quantidade de tempo diário, semanal, mensal e anual. Algumas pessoas conseguem
usar este tempo de uma forma mais proveitosa e produtiva, enquanto outras
pessoas têm dificuldades em administrar este recurso tão limitado e precioso.
O tempo não está passando mais rápido,
nós é que criamos cada dia mais atividades e compromissos e até mesmo geramos
mais tempo de ócio improdutivo para nossa vida e acabamos ficando sufocados,
sem conseguir gerir de forma produtiva as nossas 24 horas diárias.
Existe um ditado que diz: “tempo é
dinheiro”. Então se tempo é dinheiro é importante termos a consciência de sua
importância e aproveitá-lo da melhor forma possível, já que não é possível
guardá-lo, vendê-lo, alugá-lo ou fazer qualquer outra coisa, senão somente
usá-lo, certo?
Você administra bem o seu tempo?
Você acha
que administra bem o seu tempo? Você acha que seu dia precisaria ter
mais horas para que você conseguisse terminar tudo o que precisa fazer? Você anda sem tempo para cumprir todas as suas tarefas no
trabalho? Às vezes até
leva trabalho para casa? Anda
reclamando, sente irritação, não tem tempo de sair ou ficar com a família, ou
de namorar, ler um livro, ir para a academia? Vive
com sono, não tem tempo para novas atividades e sempre adia projetos
pessoais?
Se você
respondeu que sim a duas ou mais perguntas, talvez não esteja sabendo
administrar seu tempo. Mas não se preocupe: isso tem jeito, se aprende.
Então,
pegue uma caneta e um papel e vamos ao teste, onde você vai descobrir o momento
exato em que você está deixando seu tempo escapar com atividades que não lhe
agregam.
Teste: A tríade do Tempo
Ah!
Antes de apresentar o teste, preciso explicar o porquê e como surgiu o teste e o
nome dele.
A
Tríade do tempo, foi criada por Christian Barbosa, que é considerado o maior
especialista em Gestão do Tempo do mundo. A pesquisa para a criação desse
método foi aplicada em cerca de 42 milhões de pessoas em todo o mundo. É um
método atualizado e muito utilizado para a classificação de tempo, que pode
mostrar de forma percentual e gráfica, a forma com que as pessoas utilizam suas
horas.
Por que tríade do Tempo?
O tempo não é contado
como algo matricial, o tempo está exatamente relacionado com o número 3, sendo:
3 os ponteiros dos relógios, são 3 os períodos temporais (passado, presente e
futuro – manhã, tarde e noite), são 3 os elementos dos átomos. O 3 é o número
de maior precisão de datas e horas dos bancos de dados de computadores, e claro,
a base da Trindade Cristã (Pai, Filho e Espirito Santo).
Então, o tempo é uma
Tríade composta de atividades: IMPORTANTES, URGENTES E CIRCUNSTANCIAIS.
Agora sim, vamos ao teste:
Você está realmente preparado para essa descoberta em sua vida? Se não é melhor para
de ler por aqui mesmo...rsrs
Então se prosseguiu com a leitura, mãos à obra!
Caneta e papel na mão e vamos às questões!
Para responder ao
questionário, atribua valores, conforme a escala abaixo:
(1) –
nunca (2) – raramente (3) – às vezes
(4) – quase sempre (5) – sempre
A) Tenho
realizado tarefas que não me trazem resultado pessoal ou profissional, por
comodidade, necessidade, ordens ou falta de opção.
(1) (2) (3) (4) (5)
B) Não consigo
realizar tudo que me propus fazer no dia e preciso fazer hora extra ou levar
trabalho para casa.
(1) (2) (3) (4) (5)
C) Quando recebo
um novo e-mail, costumo dar uma olhada para checar o conteúdo.
(1) (2) (3) (4) (5)
D) Tenho
dedicado regularmente tempo para pessoas importantes em minha vida.
(1) (2) (3) (4) (5)
E) Costumo
resolver problemas e urgências que acontecem inesperadamente no meu dia a dia.
(1) (2) (3) (4) (5)
F) Costumo
aceitar facilmente tarefas que outras pessoas me pedem.
(1) (2) (3) (4) (5)
G) Consigo tempo
para esporte, lazer e atividades pessoais.
(1) (2) (3) (4) (5)
H) Tenho o
hábito de deixar para a última hora a conclusão de atividades diversas.
(1) (2) (3) (4) (5)
I) Escrevo
metas, bem especificadas e com passos para alcançá-las, para os sonhos que
desejo realizar a curto, médio e longo prazo.
(1) (2) (3) (4) (5)
Agora some os resultados, conforme a letra da pergunta:
Some os valores totais dos três conjuntos. Repare que o valor máximo dos
três conjuntos somados não pode ultrapassar 45 e o valor mínimo não pode ser
inferior a 9.
Muito bem! Para finalizar, vamos descobrir a porcentagem do seu tempo em
cada esfera da Tríade. Siga as instruções abaixo, fazendo as contas com sua
calculadora e escreva a percentagem de cada esfera no campo correspondente da
Tríade:
Insira os resultados de cada categoria no diagrama abaixo:
Preenchido o diagrama acima, vejamos os resultado de cada um de seus campos:
Importante:
São as
coisas que trazem resultados e tem tempo para serem feitas.
·
São atividades que podem esperar horas, dias, semanas.
·
Você tem uma sensação positiva na execução do importante.
·
É a esfera da estrada certa, na qual você coloca seu carro e sabe que na
linha de chegada estará o resultado planejado.
· Por exemplo: o planejamento estratégico, reuniões de monitoramento,
trabalhos realizados para prevenção de problemas, lazer, exercícios físicos,
estabelecimento de parcerias, orações, ajuda ao próximo, entre outros.
·
As tarefas importantes têm prazo para serem feitas, do contrário elas
seriam urgentes, proporcionam prazer em serem executadas, em geral são
espontâneas
Urgente:
A esfera da
urgência abrange todas as atividades na qual o tempo está curto ou acabou.
·
São as atividades que chegam em cima da hora, que em alguns casos não
podem ser previstas.
·
Essas atividades geram pressão, estresse, correria.
·
O maior erro das urgências é defini-las como prioridades, assim muitos
se preocupam em priorizar as urgências. Muitas pessoas fazem isso
inconscientemente por se sentirem bem em serem as solucionadoras de problemas
que ninguém resolveu, e assim se sente atuando no papel de herói.
·
Se fizer uma analogia da sua vida com um voo de avião, você está na
posição de piloto ou passageiro?
Circunstancial:
Cobre o campo das tarefas desnecessárias, sem resultados.
Cobre o campo das tarefas desnecessárias, sem resultados.
·
São os gastos de tempo de forma inútil.
·
Tarefas feitas por comodidade ou por serem ‘socialmente’ apropriadas.
·
É a esfera da estrada que não leva a lugar nenhum.
·
Por exemplo: uma visita que chega de surpresa, o cafezinho, entre
outros.
·
Podem ser importantes ou urgentes para outras pessoas, mas não para
você.
·
São coisas que você faz em excesso e acaba perdendo tempo.
·
Estão contra sua plena vontade
·
Você aceita por educação, por condições ou por medo de dizer não.
·
Geram a sensação de insatisfação, angústia, decepção.
Qualidade
de Vida
Já com o seu resultado,
gostaria de ressaltar que o ideal para uma boa qualidade de vida é:
70%
IMPORTANTE, 20% URGÊNCIA e 10% CIRCUNSTANCIAL.
E então, como foram os
resultados?
Meus parabéns para aqueles que conseguiram se manter dentro da porcentagem de uma boa qualidade de vida!
Meus parabéns para aqueles que conseguiram se manter dentro da porcentagem de uma boa qualidade de vida!
Aos demais, ainda dá
tempo para mudar, abaixo seguem algumas dicas de como administrar melhor o seu
tempo!
Dicas para otimizar o seu tempo:
1 – Mantenha sempre uma
lista de tarefas:
Pela manhã ou ao chegar
no seu trabalho faça uma lista de suas tarefas, começando das mais importantes
para as de menos significado, e vá riscando-as a medida que for concluindo cada
uma.
2 – Defina metas pessoais:
Você sabe onde gostaria
de estar daqui a 6 meses? E daqui a 1 ano? E daqui a 10 anos?
Se você ainda não tem essas respostas, é hora de parar e criar metas de curto e longo prazo. Quando você sabe o
seu objetivo, você pode determinar exatamente o que necessita ser feito e em
que ordem.
3 – Gerencie as interrupções:
Você sabe que alguns de nós perdemos até duas horas por dia com
distrações? Determine
horários específicos para checar e responder aos seus e-mails. Isto pode ser
feito naquele horário que você é naturalmente menos produtivo. Mantenha desligados
os alertas sonoros dos aplicativos do celular e, quando não estiver navegando
na internet, feche totalmente seu navegador para reduzir distrações.
4 – Pare de procrastinar:
A procrastinação ocorre quando você adia tarefas que você deveria estar
focado. A procrastinação é muito tentadora e a melhor maneira de vencê-la é
reconhecer que você realmente procrastina e, a partir de então, descobrir o
porquê deste seu comportamento. Uma vez descoberto, você pode se planejar e
quebrar este hábito tão prejudicial.
5 – Aprenda a dizer NÃO:
Você é uma pessoa que tem dificuldade em dizer “não” para as pessoas? Se
este for o caso, você provavelmente tem assumido mais projetos e compromissos
do que é realisticamente possível de se realizar. Isso pode levar a um desempenho
ruim, estresse e baixa moral. De qualquer forma, dizer “sim” para tudo é fazer
mau uso de seu tempo, e você ainda pode obter uma má reputação por produzir, na
pressa, um trabalho mal feito.
Essas são apenas algumas dicas do que você pode fazer para otimizar o seu tempo. Tenha certeza de que a mudança começa com nós mesmos, tente!!!
Um grande beijo a
todos vocês!
Gratidão!
Déa Oliveira
Life &
Professional Coach
WhatsApp: (31) 991273282
Que teste interessante, Déa!! Realmente dá para perceber o quanto o tempo é essencial a todos nós! Nada melhor do que aproveitá-lo bem, principalmente com essas dicas!! Agradeço pela colaboração!!
Até mais,
Ass.: Dona Rita.
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