sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Estágios para mães?



Oi gente! Bom dia!

   À sexta-feira chegou e eu me assento em frente ao teclado do computador para  bater um papo gostoso com alguém.

   E esse “alguém” são vocês meus amigos.

  É impressionante como sentar aqui me deixa feliz e com a certeza de que alguém vai ler o que escrevi.

  Compartilhar o meu dia a dia me faz sentir próxima das pessoas e isto é gratificante.

 Eu, na sexta-feira passada, preparei uma torta de amendoim para presentear  a namorada do meu filho mais novo que estava aniversariando.

 Enquanto preparava os ingredientes da torta, fiquei imaginando e resolvi escrever o que passava pela minha cabeça.

 Pronta a torta, fiquei com o pensamento na cabeça de que uma mulher passa por diversos estágios na vida depois de gerar ou adotar um filho começando do nascimento, quando somos consideradas marinheiras de primeira viagem.







  Depois quando esses filhos estão nos primeiros anos na escola, somos consideradas mães educadoras ao reforçamos a educação familiar nos ambientes que eles começam a descobrir e frequentar.



   E seguindo em frente nessa trajetória de aprendiz de mãe, nós percebemos que eles se tornam adolescentes e jovens. Aí sim para acompanhar esse ritmo nos viramos do avesso para entender as modificações corporais e psicológicas sem nos deixarmos pirar com tanta evolução nas quais eles estão inseridos.



  Passado esse redemoinho onde nossa presença se faz constante e necessária, eles atingem a maioridade e nos vimos aprendendo a conviver com a presença de uma terceira pessoa na vida dos nossos filhos, ou seja, é hora de conhecer e conviver com a namorada ou namorado. 




   Com essa nova pessoa chegando à vida dos nossos filhos, precisamos aprender que o amor agora será dividido e mesmo assim continuamos mães  seguindo para outra fase no estágio: o de se tornar sogra.

   Esse estágio é um tanto movido pela sutileza e adaptação ao novo que acabamos adquirindo. Afinal essa escolha é pessoal e demonstra que eles cresceram, estão maduros, tem opiniões formadas, sabem o que desejam para si.

   E como mães, imagino que passa um filme em nossas cabeças, pois parece que foi ontem que ainda trocávamos as fraldas e eles eram totalmente dependentes do nosso amor, carinho e atenção.



   Se os nossos filhos estiverem felizes nessa fase de descoberta da cara metade, garanto que irmos para a cozinha e preparar um prato especial será muito prazeroso para nós.

  Não vou terminar essa minha conversa por hoje, porque depois do namoro virão outros estágios que eu como outras mães ainda teremos pela frente.



   Digo isso porque aqui em casa ainda estão no namoro e com a aliança de compromisso.


  Mas sei que muitas mães estão bem à nossa frente não mais como estagiárias, porque já passaram pela fase dos noivados, casamentos.




 



  E chegaram ao estágio de serem mães duas vezes, ou seja, se tornaram avós.



  Garanto que esses estágios pelos quais passamos como mães nos permitem crescer e sermos felizes, pois o que realmente nos importa é a felicidade dos nossos filhos.

  E assim  realizadas como mães pelo nosso dever  cumprido e vendo nossos filhos bem em todas as fases da vida, parece que recebemos um certificado (diploma) nos níveis: superior, de mestrado e doutorado de que “mãe é sempre mãe”.



    E aí, gente!! Existem ou não estágios? Dê sua opinião!

   Se confirmado, em qual estágio você se encontra? Escreva e nos envie! Será um grande prazer vivenciar com vocês esses momentos prazerosos de ser mãe..



  Um  grande abraço a todos e um ótimo fim de semana!

 Até segunda!

 Ass.: Dona Rita!




Nenhum comentário:

Postar um comentário