sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Luz bem que te vi!




Boa noite, gente!

   Vou contar para vocês uma história que aconteceu comigo duas vezes em menos de quinze dias.

   Isso demonstra como funcionam os órgãos públicos no nosso país, principalmente por pagarmos altos impostos e por ter como atendimento “altas” falhas na prestação de serviços.

   O fato é o seguinte: 

   Em frente à minha casa tem um poste com um transformador de energia. Esse poste foi escolhido alguns meses atrás por um casal de bem- te -vis para servir como o local do seu ninho.




  Ocorre que os pássaros preocupados com a segurança do seu ninho e de seus filhotes foram reforçando cada vez mais e mais sua casa, até chegar ao ponto em que o transformador mais parecia uma “morada” ao invés de um distribuidor de energia.




   Infelizmente com as chuvas a tragédia já estava anunciada... Com o excesso de galhos no poste e o contato com a água ocorreu um curto, várias pequenas explosões seguidas de um princípio de incêndio. Acabou-se então a paz dos pássaros e a luz da minha residência.




    E aqui começam os problemas...

  Preocupada com a situação resolvi ligar para a companhia de energia. Então peguei o telefone no escuro, sem enxergar um palmo à minha frente, por volta das vinte e três horas.  Disquei o número de emergência da empresa de energia, o que para mim significa imediatamente. 

  Mas, atendimento imediato foi respondido assim, "esta é uma ligação:"

     "Tecle 1 - para falta de energia na residência; 2 - para isso, 3 - para aquilo, 4 - para além daquilo, 5 - para o SAMU, 6 - para bombeiros, 7 - evite pegar nos cabos, 8 - se tem fogo e 9 – outros serviços."

   Aí, você fica ouvindo uma musiquinha de fundo, que de vez em quando é interrompida para você escutar o seguinte: “no momento não podemos atender, aguarde”. “No momento estamos sobrecarregados, tente mais tarde.”

   Depois disso tudo, caso você não tenha dormido na linha ou desistido, talvez você seja atendida e então escuta: “Senhora! Nossa conversa está sendo gravada e o registro é número...” e fala um monte de números.

   Enquanto isso, eu subia e descia as escadas com o telefone nas mãos, olhava para o poste, a casa às escuras e eles pedindo o número do meu registro na fornecedora de energia ou meu CPF. Eu dizia do ninho que existe no poste e tentava explicar para o meu esposo acamado que não desliga a TV por nada no mundo o porquê da falta de luz e apesar da casa toda estar no breu, não adianta explicar que ele não entende que eu estava tentando resolver o problema e ao mesmo tempo alertava a atendente que o transformador estava em chamas.




   Isto arrastou noite à dentro e só por volta das onze da manhã é que apareceram. Tudo teve que ser desligado para evitar que queimasse, pois a luz dava sinais e apagava. E sabendo que para você provar que seus aparelhos ficaram danificados, a burocracia é tamanha que se ganhar a causa talvez receba as indenizações somente na segunda geração familiar.

  Essa história se repetiu duas vezes, e nas duas oportunidades o atendimento só aconteceu no outro dia com mais de onze horas após as notificações.

  A empresa de energia afirmou que não poderia tirar o ninho por completo desde a primeira vez que foram acionados por causa de outro órgão o IBAMA que fiscaliza o meio ambiente e não permite a retida dos animais. No nosso caso, os pássaros. Mas também não comunicam o fato, ou seja, um não fica sabendo do outro.

   Resultado dessas duas chamadas: as labaredas queimaram totalmente o ninho com os filhotes.

   Conclusão: 

  Os órgãos públicos ou aqueles que prestam serviço para eles notificam imediatamente se você cidadão atrasa o pagamento da sua conta em “um dia”. Mas para prestarem serviços de emergência até que existe sim um plantão, só que gravado, ou seja, quando puder lhe atendem e como nunca podem porque estão sobrecarregados... ficamos no mato sem cachorro, ou seja, à mercê dessas instituições onde a qualidade e prestação de serviços deixam a desejar sempre.


 Vamos nos despedindo hoje, desejando a todos muita luz, paz e amor no seu fim de semana.


Até segunda!

Ass.: Dona Rita!

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