quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Voz e vez das mulheres!




Olá Amigos!

Hoje farei às vezes no projeto “Eu Escrevo – Você Escreve”!

Pensando nas eleições municipais que se aproximam, trago para vocês um texto que escrevi há um tempo atrás a respeito da participação da mulher na política.

Apesar de estarmos lutando diariamente para conquistar vários direitos e a tão sonhada igualdade, na área da política nós mulheres ainda estamos engatinhando.

Segue então minha publicação a respeito do tema, espero que gostem!

Se acharem de seu interesse, fiquem a vontade para compartilhar da melhor forma que desejarem!

Somos uma por todas e todas por uma!



Muito obrigada!

Ass.: Dona Rita!


Voz e vez das mulheres!

            De acordo com qualquer dicionário, a palavra Brasil é um substantivo próprio e masculino.

            Portanto, o Brasil é um “homem territorial gigante” e seguindo o ditado popular, “atrás de um grande homem sempre existe uma grande mulher” então, questiono: onde estão as mulheres para sustentarem esse ditado também na área administrativa do país?

            Ao se aproximarem as eleições municipais neste ano, espanta-me ver que  a grande maioria dos cidadãos desconversa sobre política e sobre a importância da participação feminina nesse contexto e assim, quase sempre encerram o assunto dizendo: "não tenho interesse, detesto política"!

Observando hoje a crescente evolução das mulheres no mercado de trabalho e demais áreas sociais, até então totalmente dominadas pelos homens, espanta-me, desculpem-me dizer, que esta evolução feminina permanece infelizmente tímida na nossa política. Mas isso tem caminhado para mudança!

Nós mulheres sabemos mais do que ninguém sobre nossas capacidades de participar da política, uma vez que  em nosso dia a dia, somos capazes de administrar várias situações ao mesmo tempo: os afazeres de casa, a família, nossos interesses particulares e a  carreira. Tudo isso feito com a política do compromisso, respeito, responsabilidade e amor.

Nossa sociedade carece cada vez mais desta extensão da atuação feminina na política.

Nós mulheres, precisamos admitir e apoiar a participação política feminina em sociedade, sobretudo em apoio àquelas que se dispõem em seguir disputando com a ala masculina esse direito ao voto.

Uma perspectiva de mudança para o Brasil está no fato de que nós mulheres devemos apoiar e incentivar cada vez mais a participação feminina na política para promover uma administração pública de qualidade com base no equilíbrio entre os gêneros.

Sempre que nos negarmos em participar ou rejeitarmos a importância da atuação das mulheres na vida política do município, do estado e do país estaremos silenciando nosso direito à igualdade e desmerecendo nosso papel de cidadãs, uma vez que estatisticamente somos a maior parte da população.

E essa evolução na mentalidade política começa bem próxima de nós, ou seja, na participação política municipal. Pois o município é o nosso alicerce, nossa casa e a base para poder levar a sério nossa capacidade administrativa e empreendedora. O mesmo vale para os estados e para o país.

Façamos valer os nossos direitos: somos ourobranquenses, brasileiras, e devemos sim, defender nossa cidade, estado e nação com trabalho, amor, politização e muita dedicação.








Nenhum comentário:

Postar um comentário