quarta-feira, 15 de junho de 2016

2ª parte sobre vinhos: Vinificação!


Boa tarde, gente!

     Mais uma quarta-feira do projeto "Eu Escrevo - Você Escreve" e com ele  a 2ª parte sobre este néctar dos deuses chamado "vinho".


    E para nossa felicidade a Cláudia Castellões nos concede mais uma vez um espaço do seu precioso tempo para irmos  aprimoramento sobre essa bebida extraída da uva.



 





 O PROCESSO DE VINIFICAÇÃO: 

   Hoje falarei do processo seguinte após a  colheita das uvas, que se chama “VINIFICAÇÃO”  que nada mais é do que o processo de transformação da uva em vinho. Este processo é longo e possui várias etapas as quais vou citá-las e explicar de forma resumida e de fácil compreensão para você poder entender como é o passo a passo deste processo, até porque são etapas mais técnicas.


                                   As etapas basicamente consistem  nas seguintes:

1-DESENGACE: Quando as uvas são colhidas elas passam por uma máquina que retira os grãos; que são as uvas dos cachos; sem esmagá-las . Esse processo que se chama DESENGACE.





2-PRENSAGEM:  Agora  com as uvas separadas elas passam por este processo que é a utilização de uma prensa que realiza a pressão certa para retirar o suco das uvas, sem esmagar o caroço. Este suco (ainda com as cascas), que resulta da prensagem se chama “MOSTO” .Esse mosto de uvas que faremos o vinho. O mosto é colocado em grandes tanques de inox com um sistema de controle de temperatura e capacidade para milhares de litros. Nos tanques adicionam-se as leveduras (que são os microorganismos que realizarão o processo de fermentação).




3- Fermentação:  Aqui é  o processo que as leveduras irão transformar o açúcar presente no mosto em álcool. Nesta fase há liberação de gás carbônico por isso a tampa do tanque fica aberta durante essa fase. Aqui, o Enólogo faz testes para determinar o teor de açúcar no mosto e toma decisões. Geralmente o teor alcoólico esperado para um bom vinho é de 11 graus. A fermentação termina quando TODO o açúcar do mosto foi transformado em álcool, a  partir daí o vinho não pode entrar mais em contato com o oxigênio, portanto após a fermentação os tanques serão fechados. Ao fim deste processo todos os vinhos são secos, pois não tem nenhum teor de açúcar.

4- Remontagem: Para que todo o mosto seja fermentado por igual, as máquinas realizam a remontagem que é bombear o conteúdo da parte de baixo do tanque para a parte de cima. Este trabalho é feito de 2 a 3 vezes por dia durante toda a fermentação.  Importante salientar duas coisas aqui: que  no caso dos vinhos TINTOS a remontagem serve também para que todo o líquido entre em contato com as cascas de forma igual, porque as cascas ficam boiando . Nos vinhos tintos são as cascas que dão a cor vermelha ao vinho por isso essa atenção especial. E este processo pode ocorrer  simultaneamente com a fermentação. Se esta estiver muito lenta faz a remontagem simultaneamente para acelerar o processo de fermentação.





5-Filtragem ou Decantação: após a fermentação o vinho está turvo e inacabado com a presença ainda das partículas da polpa da uva. Para ocorrer essa separação de partículas é que se faz a decantação, ou seja, deixa que o vinho descanse por alguns dias para que as partículas sólidas se depositem no fundo e então bombeia o líquido para outros tanques sem  os seus resíduos sólidos. Esse processo de bombear o líquido é chamado de “trasfega” e pode ser feito  diversas vezes até que o líquido fique límpido.





6-Armazenamento e Amadurecimento:  Com o vinho pronto, ele porem precisa crescer, amadurecer, evoluir para alcançar equilíbrio. Para que isso aconteça é importante que ele fique armazenado em locais de temperatura baixa e constante, sem luz , sem barulhos ou vibrações . As opções de recipientes são os barris de carvalho que é um processo que encarece o vinho e a outra opção são os tanques de inox.












    As etapas básicas são essas, para quem quiser se aprofundar no assunto, há muitas matérias e livros que explicam detalhadamente todo o processo. Só não me estendi  muito em  aprofundar o assunto por ser muito técnico este assunto de hoje. O mais importante aqui é saber que por trás do vinho que você bebe  tem todo esse longo trabalho que envolve muitas pessoas, suor, trabalho duro e amor.

Até a próxima! Grande abraço!

Um convite!

Conheça a Cláudia Castellões na:

Adega Lels Ltda

fones: (31) 3721- 11o7 ou (31) 98748 0250



Brindemos juntos: Uma excelente aula!

Tivemos então gente a 2ª parte sobre a procedência e preparo do bom vinho.
Muito,muito obrigada, Cláudia.! Retorne com novos detalhes!

Penso que com você nos orientando sobre essa bebida que além de saborosa faz bem à nossa saúde será um prazer tê-la conosco novamente.


Até mais!

Ass.: Dona Rita!


Nenhum comentário:

Postar um comentário