quarta-feira, 29 de junho de 2016

Um momento animal!



Oi, gente!

Muito boa tarde!

Hoje, quarta-feira, o projeto “Eu Escrevo – Você Escreve” tem mais uma colaboradora, a Helen, da cidade de Conselheiro Lafaiete - MG, para nos orientar ainda mais com sua experiência profissional sobre as “fofurinhas” que convivem em nosso ambiente familiar.




A partir de agora com vocês a estudante de medicina veterinária Helen para nos ajudar a cuidar ainda mais dos bichinhos de quatro patas também conhecidos pelos sons que emitem quando nos fazem festa ou nos fazem chantagens que amolecem nossos corações: Au,au! Miau,miau!




Helen Lelis - Pedagoga e estudante de Medicina Veterinária


CUIDADOS COM ANIMAIS DOMÉSTICOS


Ter um bichinho de estimação é muito divertido, saudável e prazeroso! Pois os mesmos nos alegram, nos acalmam e são ótimas companhias!

Quando escolhemos ter um bichinho de estimação, devemos pensar se estamos dispostos a trata-los de maneira adequada, como eles merecem!

Um animal necessita de vários cuidados, os animais domésticos, por morarem em residências, precisam passear, correr, brincar ao ar livre e até na hora do passeio, os tutores devem tomar alguns cuidados:

Com as patas – Ao contrário de nós, eles não estão usando sapatos! O asfalto ou areia quente, pode queimar as patinhas do seu bichinho e deixa-las doloridas;

Com a pele – Principalmente para animais albinos e com pelagem branca, o uso do protetor solar durante o passeio em dias ensolarados, é indispensável.

Cuidado com carrapatos e pulgas, eles podem prejudicar o desenvolvimento do seu animal, além de causar muito incômodo para eles.

Os animais devem fazer visitas regulares ao médico veterinário, recomenda-se de seis em seis meses, a vacinação e a vermifugação em dia é indispensável para um animal saudável.

Os cuidados com a higiene do animal e do local onde ele vive são muito importantes para o seu bem - estar, principalmente aqueles que vivem dentro de residências, devem ser escovados e limpos, ao menos uma vez a cada quinze dias. A limpeza do ambiente deve ser levada a sério, pois os animais podem transmitir doenças, portanto, recolha as fezes se possível logo após a evacuação, seja na rua ou em casa.

Em relação à convivência do dia a dia, também vale tomar alguns cuidados. Não é tão fácil ficar sem dar beijinhos em seu cão ou em seu gato por exemplo, mas esse hábito infelizmente pode ser perigoso, até mesmo no caso dos animais que não costumam frequentar a rua, pois os pelos são locais onde as fezes são depositadas e a saliva desses bichinhos contém vírus e bactérias que podem causar doenças.

No mais, aproveite cada minuto ao lado do seu bichinho, brinque, dê carinho e cuide!

            Zele pela saúde e pelo bem - estar animal!




            E aí pessoal, gostaram da postagem?

            Agradeço à colaboradora Helen que dessa vez inovou no blog trazendo dicas para os nossos melhores amigos!

            Essas dicas são ótimas para quem já tem um bichinho e até para aqueles que desejam adotar um.


            Agora é só segui-las para darmos ainda mais conforto para os nossos pequenos camaradas.

            Até mais!

            Ass.: Dona Rita



Nenhum comentário:

Postar um comentário