quinta-feira, 23 de junho de 2016

Ação de construir parágrafos!




  Boa  noite, gente!

     Voltando às raízes profissionais por um dia, rs.

Parágrafos!


   Hoje, descrevo para os colegas docentes uma forma didática que elaborei para trabalhar “paragrafação” (ação de construir parágrafos) com alunos do 4º e 5º ano.

    Até os doze anos o aluno é considerado criança e consequentemente vejo que ele ainda transita entre o concreto e o abstrato de acordo com a faixa etária.

   Por isso, sempre trabalhei o lúdico através de histórias, com visualização de objetos, etc,  inserindo-os nas minhas aulas.

    Percebi a grande dificuldade dos alunos na aprendizagem e uso do parágrafo num texto. Diante disso passei a usar esta estratégia:

Atividade registrada no caderno.

1ª parte: teórica

     Vamos aprender sobre parágrafos, que é um pequeno espaço na linha em que iniciamos um texto. Este espaço fica em branco, vazio. E o mais importante é saber que este espaço chamado parágrafo é usado sempre que as ideias (os nossos pensamentos) são desenvolvidos. E vamos ligando estas ideias umas nas outras usando o parágrafo e no final teremos criado um texto.

2ª parte: prática -  oficina 

    Eu ditava para os alunos:

    Deixem uma linha para a colocação do título e ressaltava que ao final da atividade os títulos seriam diferentes. 

                                                     Espaço para a colocação do título

1º parágrafo:

       Vocês vão pedir para a mamãe um objeto que poderá ser: relógio, uma bijuteria, um aparelho eletrônico ou um brinquedo que possa ser desmontado em nossa aula de português.

     O 2º parágrafo era criado pelo aluno que relatava a permissão da mãe e o nome do objeto.

Exemplo de um aluno:        

   A minha mãe disse professora que esta pulseira era velha, eu podia desmontar porque ela não estava mais na moda.

   O  2º parágrafo de cada aluno era diferente porque os objetos eram diferentes.

   Então eu pedia para que eles fechassem novamente os cadernos, para tentarem desmontar o objeto que trouxeram.

   Após desmontarem o objeto era o momento de abrir o caderno para escreverem o 3º parágrafo.

Exemplo do aluno acima: 

     Eu demorei pra desmontar a pulseira da minha mãe porque os pedaços são muito pequenas e não quero perder nenhum.

     Novamente os alunos fechavam os cadernos para escutarem a minha recomendação que era a seguinte:

     "Vocês agora vão tentar levar para casa o objeto montado. E permitia que ficassem tranquilos e calmos para lembrarem como o objeto era."

    Lembro que esta atividade é muito melhor aproveitada quando o professor tiver duas aulas seguidas para não interromper o interesse neste trabalho. É uma atividade que demanda tempo, mas vale à pena. Brincando e aprendendo!

     E vou continuar com o exemplo do mesmo aluno que escreveu o 4º parágrafo assim:

    Na hora de juntar as peças da pulseira eu fiquei com medo de sumir e consegui montar porque tinha colocado tudo no estojo. 

      E o 5º parágrafo era escreverem um final para esta atividade;

      E o aluno acima deu seguimento ao texto da seguinte forma: 


     Eu trouxe a pulseira da minha mãe e aprendi a mudar de linha e deixar espaço para contar as coisas diferentes que fiz e criei uma história.

    O aluno finalizou o texto com o 6º parágrafo dizendo:

    Foi muito legal aprender a usar o parágrafo para escrever cada coisa que eu fazia com a pulseira.

   
   No dia seguinte damos seguimento ao trabalho fazendo a correção ortográfica e também  verificando o uso correto dos sinais de pontuação nos textos.



     Bom pessoal, hoje é quinta-feira e vou fazer o seguinte: para esta sexta-feira deixarei o blog ficar em aberto, livre, sem postagem.

     No entanto, vou sugerir que vejam novamente a postagem do Delegado da Policia Federal Humberto Brandão para aqueles que já deram uma conferida nessa excelente postagem. Para aqueles que ainda não viram, leiam, vai valer muito a pena ver a postagem. 

     Fica também essa minha técnica sobre paragrafação para os meus amigos docentes e para os pais que querem ajudar seus filhos a aprender como se usam os parágrafos.

     Essa semana então vou me despedindo de vocês aqui!! Uma ótima sexta para todos! Vou ficar com saudades pessoal!


     Até segunda! 

     Ass.: Dona Rita!
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário