quarta-feira, 22 de junho de 2016

Dica de hoje: Autoconhecimento!


Bom dia, gente!

  As quartas-feiras, eu penso que estão sendo como dias de aprimorar e renovar  os nossos conhecimentos através  dos colaboradores no projeto "Eu Escrevo - Você Escreve".

  E o nosso colaborador de hoje  nos fará entender  como nosso emocional e psicológico pode ajudar ou nos prejudicar diante do desafio de um concurso.







  Deixo com vocês, o Delegado de Polícia Federal Humberto Brandão, professor que dá dicas e também dá palestra e consultorias pelo país..












             COMO VENCER O SEU MAIOR CONCORRENTE NO CONCURSO PÚBLICO?


Olá pessoal! 


   Hoje eu quero compartilhar com vocês uma dica que irá ajudá-los a vencer o seu maior concorrente no concurso público.

  Ao longo dos anos da minha vida de concurseiro, depois servidor público e professor, convivi com várias pessoas que foram aprovadas nos mais diversos concursos e identifiquei um ponto comum no relato de sucesso de cada uma destas pessoas.

  Foram relatos de pessoas dos mais variados perfis: gente jovem, gente madura, casado, solteiro, com filhos e sem filhos, gente com muito tempo disponível para estudar e gente com pouco tempo disponível para estudar.

 Sabe o que todas elas tinham em comum? Autoconhecimento. Ou seja, a capacidade de conhecer suas potencialidades e fraquezas e, sobretudo, de dominar seus comportamentos indesejáveis e de auto sabotagem.

 O autoconhecimento é importante para qualquer concurseiro porque o seu maior concorrente no concurso não é outro concurseiro, mas você mesmo. Acredite!

 Isto por uma razão muito simples: No concurso público é aprovado não o candidato mais inteligente, mas sim o candidato mais preparado.

 As pessoas bem sucedidas conhecem os seus pontos fracos e adotam medidas para minimizar suas falhas. No esporte, por exemplo, as equipes vencedoras estão atentas às suas vulnerabilidades e treinam à exaustão para corrigir as deficiências. Uma equipe de voleibol que falha no bloqueio vai se dedicar nos treinos para melhorar este fundamento. Um time de futebol que leva muitos gols de bolas aéreas irá treinar até corrigir o problema.

 Agora, o segredo do sucesso é a capacidade de identificar as suas fraquezas. Você só será capaz de corrigir uma deficiência se você for capaz de identificar tais fraquezas.
Por isto é fundamental o desenvolvimento de um senso crítico pessoal, uma autocrítica construtiva que impeça comportamentos indesejáveis e a auto sabotagem.

 A auto sabotagem se manifesta através de desculpas sem sentido que você cria para não realizar algo importante que deve ser feito, como por exemplo, estudar. O concurseiro auto sabota através da procrastinação ou de comportamentos indesejáveis.O procrastinador está sempre inventando desculpas e tarefas para adiar algo importante a ser feito.

 Quer saber se você é um concurseiro procrastinador? Então responda a estas perguntas:

• Você compra livros e não lê?

• Começa a fazer cursos e não termina?

• Não leva adiante projetos e planos?

• Procura músicas antes de começar a estudar?

• Para no meio dos estudos para checar as redes sociais e o celular?

As causas que podem gerar a procrastinação:

 Ansiedade: A pessoa ansiosa, devido ao seu estado físico e emocional, tem maiores dificuldades de seguir uma rotina e alcançar uma meta e, assim, acabam procrastinando.

 Perfeccionismo: O perfeccionista vai procrastinar o estudo porque ele acredita que o resultado do seu esforço deve ser 100% positivo, o que na prática, sabemos ser inviável. Portanto, como ele sabe que esta tarefa é quase impossível, vai acabar procrastinando.

 Estresse: o estresse, assim como a ansiedade, afeta o estado físico e o psíquico do indivíduo fazendo com que a pessoa que sofre deste mal não consiga realizar tarefas simples e tampouco as mais complexas e que exigem maior grau de dedicação.

Medo: o medo de não conseguir alcançar o objetivo faz com que o indivíduo postergue, procrastine suas tarefas.

 Se você realmente deseja ser aprovado em um concurso público, seja o seu crítico, esteja atento às suas fraquezas e não ceda espaço para a auto sabotagem e a procrastinação.

 Cuidado com os comportamentos indesejáveis que atrapalham os estudos, como excesso de redes sociais, televisão, celular etc.

 Para finalizar, quero deixar para reflexão um aforismo grego utilizado por Platão que pode ser a base fundamental para construção do sucesso na aprovação do concurso.

CONHEÇA-TE A TI MESMO!


Até a próxima! Humberto Brandão

Delegado de Polícia Federal

Obs.: Se quer ter mais dicas de concursos através de textos e vídeos, acesse a minha fanpage: Delegado Federal Humberto Brandão
https://www.facebook.com/Delegado-Federal-Humberto-Brand%C3%A3o-1721398744764760/?ref=settings#
e o meu canal do Youtube: Humberto de Mattos Brandão
https://www.youtube.com/channel/UCITV2HL1hHnS-MzS87h595Q






E aí, gente? 

Mais uma vez, é o momento de agradecer as importantes dicas que o delegado e professor Humberto Brandão nos concedeu para a postagem de hoje..

E dizer que será um prazer tê-lo conosco sempre que assim o desejar.

Muito obrigada!




Até mais!

Ass.: Dona Rita!






Nenhum comentário:

Postar um comentário