quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Eles preparam! Levante a taça!



Bom dia, gente! Tudo bem?

    Hoje, iniciamos mais um dia com o projeto “Eu Escrevo – Você Escreve” para que eu, você e nós saibamos mais sobre o produto final extraído das videiras.

    Este eu considero um tema muito bacana, porque nós precisamos saber as origens, a procedência de tudo que consumimos e com esta bebida não é diferente.

    Portanto, deixemos com a nossa colaboradora a Cláudia Castellões que vem prestigiar nosso projeto mais uma vez, nos permitindo conhecer mais sobre vinhos.





                                    Diferenças entre Enólogo, Enófilo e Sommelier:

Você já deve ter ouvido falar de pelo menos um desses nomes quando se trata de vinhos, mesmo que você não saiba quem são e quais suas funções  é importante saber distinguir esses três personagens quando falamos de vinhos, pois cada um desempenha uma função diferente no universo do vinho.  O que normalmente acontece  é  as pessoas trocarem os nomes um dos outros ou não saber diferenciar, gerando confusões e dúvidas ao falar deles. Para não restar mais dúvidas e esclarecer de vez, hoje iremos falar sobre cada um deles.


O Enólogo:




           É um profissional formado em Agronomia, com especialização em Enologia, ou formado na faculdade de Enologia. Existem poucas faculdades de Enologia por aqui, mais precisamente ficam no Sul do Brasil.

Este profissional trabalha na vinícola, é com ele que tudo começa.  Ele é responsável por todas as atividades na produção do vinho: desde a análise do solo, escolhas das mudas, técnicas para plantar, podar, colher, as técnicas de vinificação, “os cortes” que são as misturas das uvas, até a hora de colocar o vinho no mercado. Em outras palavras, o Enólogo toma todas as decisões no processo de produção do vinho, que são fundamentais para se obter um vinho de qualidade.  Função de extrema importância e de grande responsabilidade.


O Enófilo:




       É o apreciador do vinho, que busca o conhecimento sobre tudo que envolve o vinho. Não necessariamente possui formação na área. São todas as pessoas que gostam de vinhos, que frequentam confrarias ou encontros de vinhos, que fazem anotações com notas dos vinhos degustados, mesmo possuindo diferentes níveis de conhecimentos sobre vinhos.


O Sommelier:



        É o profissional especializado em bebidas, principalmente o vinho, seja nos restaurantes, lojas, importadoras, bares.  É ele quem escolhe os vinhos que serão comprados, faz a elaboração da Carta de Vinhos, a reposição, o armazenamento, o serviço de vinho. São profissionais especializados em vinhos, ou em outras bebidas e que prestam serviços para empresas e restaurantes. Com as uvas já colhidas e vinho produzido, o trabalho do Sommelier começa.

É dele a tarefa de desvendar os mistérios do sabor que nasce da terra e traduzir para o consumidor o que está dentro da garrafa.
          A palavra Sommelier vem do francês e surgiu no final do século XVII em Paris, com a popularização dos restaurantes. Convencionou-se na época  que quem trazia ou transportava o vinho ficava com a obrigação de prová-lo, antes de oferecer aos reis e aos nobres, assim nasceu a profissão como é conhecida hoje.

Recentemente a profissão foi regulamentada no Brasil, através da Lei 12.467, de 26 de agosto de 2011, reconhecendo a importância desse profissional no setor de alimentos e bebidas.

Os cursos são oferecidos pela ABS (Associação Brasileira de Sommeliers) com duração mais ou menos de 2 anos.





Espero que tenham gostado.

Até a próxima!



Olha, gente!!



Estou ficando expert em relação ao vinho!



         E vocês? É um assunto apaixonante para ser falado nas rodas de amigos e muito bem acompanhado por uma taça de vinho.



       Agradecemos muito a Cláudia Castellões, por mais estas dicas mostrando para nós  quem está nos bastidores acompanhando de perto os processos para termos uma excelente bebida em nossas adegas, em nossas casas.



Até a próxima quarta!



Ass.: Dona Rita!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário