sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Pokémons na sala de aula?



Boa noite, gente!

   Fim de semana batendo à porta e você exaurida pela febre do Pokémon e das olimpíadas em sala de aula?

     Não se assuste, não reme contra a maré!  Use-os a seu favor didaticamente.

    Nós sabemos que tudo que surge na sociedade vira uma febre e chega para ficar  na escola também. E cabe a nós administrar esse meteoro, esse cometa que pode permanecer ou simplesmente passar.

     Lembro que a primeira vez que esses monstrinhos apareceram por aqui, eu pedi a uma colega que fizesse todos eles para enfeitar os painéis da minha sala.



     Naquele tempo ele não veio como atualmente que temos que achá-lo através do celular. Então eu usei naquela época para introduzir substantivo próprio e adjetivo.

    Hoje, você pode usá-lo no 4º e 5º ano para falar de metro e quilômetro (Introduzir pequenas e grandes distâncias), porque o aplicativo exige do usuário que ele percorra distâncias para alcançar o objetivo.

     E mais! Use os desenhos dos pokémons para ilustrar as atividades.



  Na aula de geografia/matemática  você pode fazer perguntas para os alunos pesquisarem sobre as regiões brasileiras e suas áreas.

Exemplos:

   Se o Pokémon fosse da cidade de  Ouro Branco até a capital de Minas Gerais, qual seria a distância percorrida em quilômetros por ele?

  Quantos quilômetros eles percorreriam de Ouro Branco até a cidade histórica de Ouro Preto e até Congonhas?

Na matemática:

  Também pode ter campeões que ao tirar da sacolinha as figurinhas de pokémons com a tabelinha da multiplicação no verso acertar as respostas e tiver maior número de figurinhas

Exemplo de um problema:

  O Pokémon (cite o nome) está na região sudeste, na cidade do Rio de Janeiro, que é sede oficial dos jogos olímpicos, com extensão territorial ou área de 43.696 km². E na mesma região fica o estado de Minas Gerais com área de 586.528 km². A Bahia que também sedia os jogos, fica na região nordeste e tem uma área de 567.295 km².

Perguntas:

A) Se o Pokémon estivesse na maior área, ele estaria em qual estado e região?

B) Faça a operação matemática e dê o resultado de qual a diferença entre a maior e menor área citada no problema acima.

 Usando os sinais de > ou <  complete:

O Pokémon (use o nome do Pokémon) está:

A) Na Bahia que é da região nordeste e tem uma área ______ do que a área de Minas Gerais que fica na região sudeste.

B) No Rio de Janeiro que é o __________estado em área da região sudeste. 

C) Minas Gerais tem área _________ do que a Bahia 

    E com a colaboração do professor de educação física:
 
   Você poderá fazer jogos na escola “caça aos pokémons” para os alunos encontrarem eles (em figurinhas),  a pequenas distâncias com perguntas no verso com os  conteúdos estudados para duplas ou grupos responderem.

  Aqui, se você quiser, pode fazer um questionário para esse jogo na escola com perguntas e respostas que englobe todos os conteúdos para eles estudarem em casa e podem servir para fixação da matéria, para as avaliações ou para verificar as dificuldades nos conteúdos programáticos. Você colocará as perguntas desse questionário no verso das figurinhas

  A cada acerto, eles avançam até encontrarem outro Pokémon  com outra pergunta e no final o prêmio pode ser: um livro, um lanche, um recreio maior, um piquenique numa sexta-feira e de preferência no último horário para os vencedores dos desafios.

E na aula de português:

 Os países, estados e cidades que participam das olimpíadas podem servir para introduzir os adjetivos pátrios.

Exemplos: Se o pokemón fosse nascido na Itália, ele seria _______________.

                  Se ele fosse nascido na Bahia, ele seria _______________________
.
                  Se ele fosse nascido em Minas Gerais, ele seria ________________.


  Fica aqui meu apoio aos colegas e sugestão de atividades.

 Grande abraço a todos e feliz descanso pessoal! 


Até segunda! 

Ass.: Dona Rita!

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