Boa noite, gente!
Fim de semana batendo à
porta e você exaurida pela febre do Pokémon e das olimpíadas em sala de aula?
Não se assuste, não reme
contra a maré! Use-os a seu favor
didaticamente.
Nós sabemos que tudo que
surge na sociedade vira uma febre e chega para ficar na escola também. E cabe a nós administrar
esse meteoro, esse cometa que pode permanecer ou simplesmente passar.
Lembro que a primeira vez
que esses monstrinhos apareceram por aqui, eu pedi a uma colega que fizesse
todos eles para enfeitar os painéis da minha sala.
Naquele tempo ele não veio como
atualmente que temos que achá-lo através do celular. Então eu usei naquela
época para introduzir substantivo próprio e adjetivo.
Hoje, você pode usá-lo no 4º
e 5º ano para falar de metro e quilômetro (Introduzir pequenas e grandes
distâncias), porque o aplicativo exige do usuário que ele percorra distâncias
para alcançar o objetivo.
E mais! Use os desenhos dos
pokémons para ilustrar as atividades.
Na aula de geografia/matemática
você pode fazer perguntas para os alunos pesquisarem sobre as regiões brasileiras e suas áreas.
Exemplos:
Se o Pokémon fosse da cidade
de Ouro Branco até a capital de Minas Gerais,
qual seria a distância percorrida em quilômetros por ele?
Quantos quilômetros eles
percorreriam de Ouro Branco até a cidade histórica de Ouro Preto e até Congonhas?
Na matemática:
Também pode ter campeões que
ao tirar da sacolinha as figurinhas de pokémons com a tabelinha da multiplicação
no verso acertar as respostas e tiver maior número de figurinhas
Exemplo de um problema:
O Pokémon (cite o nome) está
na região sudeste, na cidade do Rio de Janeiro, que é sede oficial dos jogos
olímpicos, com extensão territorial ou área de 43.696 km². E na mesma região fica o
estado de Minas Gerais com área de 586.528 km². A Bahia que também sedia
os jogos, fica na região nordeste e tem uma área de 567.295 km².
Perguntas:
A) Se o Pokémon estivesse na maior área, ele
estaria em qual estado e região?
B) Faça a operação matemática e dê o resultado de
qual a diferença entre a maior e menor área citada no problema acima.
Usando os sinais de > ou < complete:
O Pokémon (use o nome do Pokémon) está:
A) Na Bahia que é da região nordeste e tem uma área ______
do que a área de Minas Gerais que fica na região sudeste.
B) No Rio de Janeiro que é o __________estado em área da
região sudeste.
C) Minas Gerais tem área _________ do que a Bahia
E com a colaboração do
professor de educação física:
Você poderá fazer jogos na escola “caça aos
pokémons” para os alunos encontrarem eles (em figurinhas), a pequenas distâncias com perguntas no verso com
os conteúdos estudados para duplas ou grupos
responderem.
Aqui, se você quiser, pode fazer
um questionário para esse jogo na escola com perguntas e respostas que englobe
todos os conteúdos para eles estudarem em casa e podem servir para fixação da
matéria, para as avaliações ou para verificar as dificuldades nos conteúdos
programáticos. Você colocará as perguntas desse questionário no verso das
figurinhas
A cada acerto, eles avançam
até encontrarem outro Pokémon com outra
pergunta e no final o prêmio pode ser: um livro, um lanche, um recreio
maior, um piquenique numa sexta-feira e de preferência no último horário para
os vencedores dos desafios.
E na aula de português:
Os
países, estados e cidades que participam das olimpíadas podem servir para
introduzir os adjetivos pátrios.
Exemplos: Se o pokemón fosse nascido
na Itália, ele seria _______________.
Se ele fosse nascido na Bahia,
ele seria _______________________
.
Se ele fosse nascido em Minas
Gerais, ele seria ________________.
Fica aqui meu apoio aos colegas e sugestão de atividades.
Grande abraço a todos e feliz descanso pessoal!
Até segunda!
Ass.: Dona Rita!
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