sexta-feira, 1 de abril de 2016

Trabalhos em sala!



Boa Noite, gente!

Final de semana! Muito bom! Merecido!

      Então vamos nos divertir sempre ao lado de quem amamos que é  nossa família e amigos.

    Mas volto novamente com  sugestões e ideias pedagógicas para os colegas de profissão. Agora que a euforia de conhecer os professores, rever os colegas, conhecer e fazer novas amizades, a escola agora caminha para começar o ano letivo após os feriados. 

    A primeira etapa ou primeiro trimestre, a matéria tem que ser cumprida dentro do planejamento. Então os professores começam a dar trabalhos em grupos e muita das vezes em sala de aula.

    Hoje vou falar um pouco de como organizava minha sala para trabalhar em grupo com os alunos: 

    A 1ª vez eu permitia que fosse de livre escolha e após dar as instruções, eu observava a formação dos grupos e como procediam uns com os outros.

    A 2ª vez percebia e penso que todos nós já vimos em sala que os alunos desejam alguns no seu grupo ou simplesmente descartam outros.

   Se a escola é para ensinar a convivência harmoniosa dos alunos, então eu elaborei algumas maneiras para a formação de grupos acabando assim com a desagradável e incômoda maneira de impedir o colega de estar em qualquer um dos grupos.

Funcionava assim:

Sempre gostei de trabalhar com quatro ou no máximo cinco alunos em cada grupo.

Trabalhava com quebra cabeça.  Por exemplo: vinte e nove alunos. Seriam seis grupos com quatro alunos e um com cinco alunos. Ao todo sete grupos. Então eu fazia sete  quebra cabeças com quatro peças cada jogo.  Colocava todos os jogos numa mesma caixa com as peças viradas no verso e os alunos iam tirando aleatoriamente uma peça sem saber. Depois eles viravam as peças e andavam entre as carteiras até montarem o quebra cabeça com os colegas.  Aí juntavam as carteiras para começarem o trabalho e cada grupo recebia um número. Muito fácil de fazer pois qualquer figura você cola num papelão e corta o quebra cabeça de acordo com o número de alunos e o número de grupos. O aluno excedente vai para um dos grupos que você  numerou e de acordo com um sorteio. Para o sorteio coloca-se em papel picado os números dos grupos. O aluno excedente vai para o grupo sorteado.

    Vou fazer todos os exemplos como se eu tivesse 29 alunos. Neste caso sempre sete grupos. Cada grupo com 4 alunos. 

   Outra formação era com nome de frutas. Escrevia no quadro os nomes das frutas. Perguntava aos alunos qual fruta gostavam e ia escrevendo ao lado de cada fruta os nomes dos alunos. O excedente ia para um grupo de acordo com o sorteio.

 Outra maneira com tipos de esportes e tipos de comida  escritos no quadro.

 Também aproveitando a caixa utilizava desenhos de figuras geométricas  ou papéis de várias cores.

    E outra maneira simples também é numerá-los : Ex.: 4 alunos nº 1; 4 alunos nº 2; 4 alunos nº 3 assim até o nº 7. Se tivesse aluno excedente ocorria o sorteio.
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Vocês podem até estarem curiosas para saberem  porque eu procedia assim.

   Era para evitar o constrangimento, as desavenças entre os alunos, evitar a falta de comprometimento ao executar o trabalho e principalmente  para inserir os alunos tímidos, os com dificuldades  ou atraso na aprendizagem em qualquer grupo e,  sobretudo, fazê-los entender o verdadeiro significado de trabalhar em grupo. Ficava visível a rotatividade, nunca os mesmos nos mesmos grupos.



Se for legal as ideias acima, fico feliz em ter contribuído, ok?

Eu desejo um excelente final de semana a todos!

Até segunda!

Ass.: Dona Rita!

2 comentários:

  1. Trabalhar as diferenças, empatia, comprometimento, respeito...Tudo isso alcança quando se trabalha em equipe.
    Ótimo texto.

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  2. Muito obrigada. Quanto mais cedo fizermos este tipo de conscientização, melhor.

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