Boa Noite, gente!
Final de semana! Muito bom! Merecido!
Então vamos nos
divertir sempre ao lado de quem amamos que é nossa família e amigos.
Mas volto novamente com sugestões e ideias pedagógicas para os colegas de
profissão. Agora que a euforia de conhecer os professores, rever os colegas,
conhecer e fazer novas amizades, a escola agora caminha para começar o ano letivo após
os feriados.
A primeira etapa ou primeiro trimestre, a matéria tem que
ser cumprida dentro do planejamento. Então os professores começam a dar
trabalhos em grupos e muita das vezes em sala de aula.
Hoje vou falar um pouco de como organizava minha sala para trabalhar
em grupo com os alunos:
A 1ª vez eu permitia que fosse de livre escolha e após dar
as instruções, eu observava a formação dos grupos e como procediam uns com os
outros.
A 2ª vez percebia e penso que todos nós já vimos em sala que
os alunos desejam alguns no seu grupo ou simplesmente descartam outros.
Se a escola é para ensinar a convivência harmoniosa dos
alunos, então eu elaborei algumas maneiras para a formação de grupos acabando
assim com a desagradável e incômoda maneira de impedir o colega de estar em
qualquer um dos grupos.
Funcionava assim:
Sempre gostei de trabalhar com quatro ou no máximo cinco
alunos em cada grupo.
Trabalhava com quebra cabeça. Por exemplo: vinte e nove alunos. Seriam seis
grupos com quatro alunos e um com cinco alunos. Ao todo sete grupos. Então eu
fazia sete quebra cabeças com quatro
peças cada jogo. Colocava todos os jogos
numa mesma caixa com as peças viradas no verso e os alunos iam tirando aleatoriamente
uma peça sem saber. Depois eles viravam as peças e andavam entre as carteiras
até montarem o quebra cabeça com os colegas.
Aí juntavam as carteiras para começarem o trabalho e cada grupo recebia
um número. Muito fácil de fazer pois qualquer figura você cola num papelão e
corta o quebra cabeça de acordo com o número de alunos e o número de grupos. O
aluno excedente vai para um dos grupos que você numerou e de acordo com um sorteio. Para o sorteio coloca-se em papel picado os números dos grupos. O aluno excedente vai para o grupo sorteado.
Vou fazer todos os exemplos como se eu tivesse 29 alunos. Neste
caso sempre sete grupos. Cada grupo com 4 alunos.
Outra formação era com nome de frutas. Escrevia no quadro os nomes das frutas. Perguntava aos alunos
qual fruta gostavam e ia escrevendo ao lado de cada fruta os nomes dos alunos. O
excedente ia para um grupo de acordo com o sorteio.
Outra maneira com tipos de esportes e tipos de comida escritos no
quadro.
Também aproveitando a caixa utilizava desenhos de figuras geométricas ou papéis de várias cores.
E outra maneira simples também é numerá-los : Ex.: 4 alunos
nº 1; 4 alunos nº 2; 4 alunos nº 3 assim até o nº 7. Se tivesse aluno excedente
ocorria o sorteio.
.
Vocês podem até estarem curiosas para saberem porque eu procedia assim.
Era para evitar o constrangimento, as desavenças entre os
alunos, evitar a falta de comprometimento ao executar o trabalho e principalmente
para inserir os alunos tímidos, os com
dificuldades ou atraso na aprendizagem
em qualquer grupo e, sobretudo, fazê-los
entender o verdadeiro significado de trabalhar em grupo. Ficava visível a
rotatividade, nunca os mesmos nos mesmos grupos.
Se for legal as ideias acima, fico feliz em ter contribuído, ok?
Até segunda!
Ass.: Dona Rita!
Trabalhar as diferenças, empatia, comprometimento, respeito...Tudo isso alcança quando se trabalha em equipe.
ResponderExcluirÓtimo texto.
Muito obrigada. Quanto mais cedo fizermos este tipo de conscientização, melhor.
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