terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Brincadeira de criança, como é bom!!!

Olá pessoal!

Uma boa tarde a todos!

 A postagem de ontem foi para as crianças com uma receitinha bem legal e hoje eu darei dicas de brincadeiras.
Lembre-se: o computador é mais um meio de diversão, porém não é o único.

Ao ar livre as brincadeiras são mais saudáveis e nada nos recompensa mais feito sorriso de criança  correndo, livre, leve e solta se divertindo com os amiguinhos. O que está esperando?

Mãos a obra, digo lance mãos nas brincadeiras de crianças! Ser criança nos rejuvenesce!!

Vamos lá:

 Confeccionar pipas: muito fácil, divertido e barato.



Cabra cega: um lenço para vendar os olhos do pegador, que poderá ser escolhido através de par ou ímpar com o colega. Quem for pego, será o próximo pegador. Esta brincadeira pode encerrar quando todos tiverem sido pegador.



Marujos  no barco: se tiver jornais velhos use-os da seguinte forma: rasgue-os em diversos tamanhos e coloque no chão longe um dos outros. Se não tiver jornais pode substituir usando giz para desenhar círculos de diversos tamanhos no chão. Eles devem ficar mais longe um dos outros. As crianças deverão escolher o capitão do barco, pode ser também através de par ou ímpar e ao apito do capitão as crianças correm para subir no barco, que é o jornal ou os círculos no chão. O importante desta brincadeira e muito engraçado é notar a quantidade de crianças que vão caber no espaço do jornal ou círculo, porque se os pés ficarem fora  o capitão será substituído pelo  marujo que molhou os pés no mar, ou seja, quem colocou os pés fora do jornal ou dos círculos de giz.



Chicotinho queimado: as crianças permanecem em círculo e uma delas, a que deverá passar por fora com um pauzinho (sempre é bom usar par ou ímpar ou alguma outra maneira para que não haja brigas para quem vai começar a brincadeira). O escolhido canta chicotinho queimado e os outros respondem tá queimadinho. Ele coloca o pauzinho atrás de qualquer criança e corre para não ser pego e ocupa o lugar que estava vazio e assim sucessivamente, até alguém ser pego.



Brincando com as letras: esta brincadeira pode ser de diversas maneiras. Funciona assim: alguém escolhe uma letra e tudo que fizer tem que começar com esta letra. Ela servirá para criar texto, poesia, frases
Pode também, se quiser, separar em grupos as crianças e ganha o grupo que escrever maior número de palavras com a letra escolhida.
 Também é muito legal a brincadeira das letras com as crianças que estão sendo alfabetizados. Neste início da alfabetização costumam  trocarem as  letras tipo  f/v, g/j.
Também para as crianças menores, da educação infantil esta brincadeira dá certo se escreverem a letra numa folha (modelo), mostrarem para elas e pedir que a desenhem.
Outra forma é cantar uma música que comece com a letra escolhida.



Adedanha : use o restante do caderno do ano que passou para registrar esta brincadeira das letras.

Cada criança faz um quadro no caderno ou folha de papel e após a escolha da letra pede que coloquem os títulos do que vai ser pedidoe registrem no caderno ou folha.
Exemplos de títulos; nome de frutas, nome de cidades, nome de pessoas, nome países, etc. Vale a criatividade e esta brincadeira serve par todos.



















Adivinhe o que é! Com os olhos vendados (usar os critérios de escolha que as crianças sabem), usando aqui os órgãos do sentido tato, audição, paladar e olfato para a criança definir o que pega, o que sente (cheiros), o que ouve ou o que apalpa (toca). Diversão garantida! .




Pega fantasminha: as crianças se escondem  e o fantasminha (escolhido entre elas ) sai com um lençol a procura das outras e aquela criança que ele pegar primeiro será o próximo fantasminha.



Ufa! Haja pique e fôlego para tanta brincadeira!! Lembrem-se, basta incrementar as brincadeiras com imaginação para diversão rolar solta!!

                                                                         
Até mais!!

Ass.: Dona Rita.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário