quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Ou isto ou Aquilo?








Ou Isto ou Aquilo:

Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!

Ou guardo o dinheiro e não compro doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.

Mas não consegui entender ainda
qual é o melhor: se é isto ou aquilo.

(Cecília Meireles) 

Boa tarde!

      Alguns fatos nos marcam ao longo da vida e desde criança recordo desta poesia acima da autora Cecília Meireles, intitulada  “Ou isto ou Aquilo”.
     O fato é que esta poesia sempre me chamou atenção por todos esses anos. Por isso, então resolvi à minha maneira escrever hoje sobre o impacto que ela causa em mim. Em alguns pensamentos que tem dupla interpretação.  
    A dúvida faz-se necessária, realmente existe e faz parte do contexto humano até porque ela nos abre um leque em um dado momento de nossa vida em que é preciso optar por algo ou alguma coisa. Faz parte da nossa essência. 

 
   Nesses anos todos, fiquei imaginando na infinidade de dualismos e interpretações que teremos ao longo de nossas vidas.  Análogo a essa situação e pensando como na poesia, também indago:

 "O que é melhor?"

Acordar cedo ou acordar tarde?

 Acordar cedo pode significar despertar, abrir os olhos pela manhã, sair do sono.
Ou será algum problema que eu, você ou nós temos e que não pode demorar a ser resolvido? Quanto mais cedo abrir os olhos, mais depressa sairemos da situação ou solucionaremos o problema.

Acordar tarde pode ser bom em um dado momento como ficar na cama um tempo a mais.
 Ou será que pode ser ruim ocasionando um  transtorno se tínhamos algo agendado e o acordar tarde serviu para adiar este momento?

 Outro exemplo : 

Pedra no sapato, pode ser que andando distraído não perceba uma pedrinha e ela foi alojar no sapato e incomoda.

"Tirar ou não tirar?" Eis a questão!

Tirá-la significa alívio do incômodo.

Se eu deixar a pedrinha permanecer pode significa tolerância (aguardo pelo momento adequado) ou pode ser comodismo (conformo com a situação).

Ou será que tem um momento que é preciso adequá-lo à situação? Ou eu tenho um problema e continuo deixando ele me incomodar tanto assim como a pedra no sapato, mas deixo permanecer por puro comodismo para ver no que é que vai dar? Isso vai ferir! Às vezes, ser mártir faz parte do contexto daqueles que se conformam em não tomar uma decisão.


Até mais!

Ass.: Dona Rita!









Nenhum comentário:

Postar um comentário