segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Volta às aulas...




Aos pais com meu carinho!

    O ano letivo começa e seu filho estará iniciando ou retornando à sociedade educacional que é a escola. Diferente da sociedade educativa que se inicia no lar, os pais não devem desejar que esta educação apenas seja dada pela sociedade civil, pois isso pode ser doloroso!
Assim como vocês desejam que as escolas acolham e recebam seus filhos de braços abertos, também recebam os professores da mesma maneira. Esta troca gera confiança e garante o sucesso da aprendizagem e o convívio social de seus filhos.
   Na educação se porventura durante o ano, por exemplo, se os senhores forem chamados a comparecer a escola é porque realmente se faz necessário. Considerem que não estarão indo de encontro a um adversário, mas sim a um aliado para o sucesso dos seus filhos.
   Na classe docente haverá sempre o desejo para o crescimento pessoal e intelectual dos alunos. Para nós educadores cada um dos degraus que nossos alunos sobem nos emocionam e nos enchem de alegria.



   Em alguns casos, nem sempre seus filhos poderão estudar na escola que os senhores desejam, pois podem depender da disponibilidade de vagas no caso de escolas públicas ou podem estar limitados por conta do valor de mensalidades de escolas particulares. Mesmo no caso de escolas que foram indicadas pelos órgãos públicos, é de fundamental importância haver o apoio dos pais para que juntos família e escola, caminhem para um denominador comum: a educação de qualidade. Compete aos senhores estarem sempre atentos e confiantes aos professores de seus filhos, sejam parceiros da escola! Cabe à família o cuidado diário do seu filho e à escola deve fornecer o ensino e aprendizagem de qualidade respaldado pelo apoio familiar, fato que poderá ser comprovado no final do ano com bons frutos.
   Sendo professora, agora aposentada, fico preocupada com o ensino no país que na maioria das vezes atribui apenas aos educadores o fracasso escolar do aluno e que isenta o papel fundamental dos pais e seus compromissos com seus filhos. Nesse sentido, o governo também se isenta de sua culpa e "lava as mãos" quando deveria estruturar o espaço escolar em todos os níveis que a ele competem  e não são realizados, mesmo com os impostos que todos nós cidadãos pagamos em dia.
   Tomei a liberdade e me senti no desejo de encaminhar estas palavras para que sirvam de alerta e ajuda para entenderem o verdadeiro papel que os professores e a escola fazem em prol dos alunos para garantirem um ensino de qualidade frente a tantos desafios que giram em torno da educação.
 A meta que devem desejar para 2016 é: família e escola em união para garantirem bem estar, convívio harmonioso e respeito mútuo que são fatores primordiais para obterem uma aprendizagem com qualidade.

No mais, desejo boas vindas aos pais e aos alunos!



Até mais!

Ass.: Dona Rita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário